Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 93ª edição do MARMITEX neste formato, 113 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho minha curadoria semanal gratuita de filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts design, entre outros temas e referências. Direto ao ponto, sem textão.
Se curtir e puder, passe essa marmita adiante com este link :)
Não deixe de me enviar dicas legais. É só responder ao email.
NESTA SEMANA
Anywhere Office: Nos últimos dias, estivemos em San Pancho e Oaxaca, no México. Agora nos preparamos para ir para Austin, para o festival South By Southwest ou SXSW2022, que retorna ao modelo presencial nesta edição. Ah! O line-up da edição online tá bem interessante e eles investiram bastante na experiência.
OBS: Por causa do festival, é possível que na quarta que vem seja a primeira ausência desde o surgimento do Marmitex. Estarei imerso nas atividades lá e na semana seguinte eu preparo um review pra soltar aqui.
A neurodiversidade pode ser um ponto forte nas empresas (PT)
Como manter o foco. Dicas simples pra melhorar sua concentração. (PT)
O papo de propósito nas organizações tá super desgastado e banalizado, mas este artigo da Harvard Business Review traz perspectivas bem interessantes sobre o tema, como o desdobramento entre os 3 tipos de propósito: Causa, Cultura ou Competência. O texto também aborda falhas comuns cometidas nas organizações. What Is the Purpose of Your Purpose? (EN)
Por que você pode sentir ‘ansiedade’ durante uma ressaca (PT)
"Como Anna Delvey e o Golpista do Tinder exploram uma característica central da natureza humana" A pergunta que sempre fica é: Por que as pessoas caíram nos golpes? (PT)
Quais são os sonhos mais comuns do mundo? Será que variam de região para região? What Are The Most Common Dreams? It Depends Where You Live (EN)
Um ótimo episódio do podcast do Christian Dunker, com uma série de referências (livros, filmes, pesquisas e músicas) para falar sobre o uso de psicodélicos na saúde mental. Dois livros citados por ele já foram indicados aqui no Marmitex.
Tem uma série muito curiosa rolando na Apple+. Se chama Ruptura (Severance) e trata de uma organização que promove a segmentação da mente das pessoas entre suas vidas pessoais e profissionais. É incômoda, muito crítica, mas vale investir um pouquinho até pegar o embalo. O elenco é ótimo e a direção é do Ben Stiller.
As mulheres do ano pela revista TIME: Women of the Year TIME (EN)
Um banco de ilustrações lindas e gratuitas para todos os gostos.
Quais os melhores filmes dos anos 80? The 100 Greatest Movies of the 1980s (EN)
O que eu tô lendo? “Will”, biografia do artista Will Smith.
Eu ia colocar aqui o release da editora, mas achei muito cafona e marketeiro. To gostando do livro, é leve e começa pelos traumas de infância de Will Smith. A partir daí, conta toda uma jornada de aprendizados e elaborações ao longo da vida, que tornam o livro mais interessante do que possa parecer inicialmente.
2 centavos sobre o novo Batman, ou o melhor apelido que vi por aí - Battinson:
O que eu gostei: a tensão da pegada mais investigativa, a direção de arte, a trilha sonora, o clima Noir, a Zoe Kravitz, o fato de Bruce Wayne ser um cara mais frágil e bem transtornado.O que eu não gostei: O filme é longo demais, poderia ter acabado em vários momentos, mas a trama insiste em seguir. O jeito emo do Battinson passou do ponto. A armadura parece muito pesada e limita os movimentos do ator, quase um Robocop. A aparição do batmóvel é muito boa, mas depois a perseguição de carros é extensa e exagerada, sem propósito na história.
A HBO MAX Reuniu 22 encontros musicais para celebrar os 100 anos da Semana de 1922. Com Ludmilla, Alcione, Nação Zumbi, Emicida, CaetanoVeloso, ElzaSoares, DudaBeat, entre outros… estreia dia 11 de março.
*** As siglas EN e PT se referem a conteúdos em inglês ou português.
PRA ACOMPANHAR
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex (link corrigido)
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês março é: "A Pediatra”, da Andrea Del Fuego.
Release da editora: "Cecília é o oposto do que se imagina de uma pediatra — uma mulher sem espírito maternal, pouco apreço por crianças e zero paciência para os pais e mães que as acompanham. Porém a medicina era um caminho natural para ela, que seguiu os passos do pai. Apesar de sua frieza com os pacientes, ela tem um consultório bem-sucedido, mas aos poucos se vê perdendo lugar para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares. Mesmo a obstetra cesarista com quem Cecília sempre colaborou agora parece preferi-lo.
Ela fará, então, um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa, práticas que despreza profundamente. Em paralelo, vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista. E é esse menino que irá despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra.”
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
Duas dicas sobre educação de pessoas com trabalho muito interessante em nossa rede:
ALEX BRETAS: “Nos dias 25, 28 e 29 de março, vou lançar o primeiro documentário sobre aprendizagem autodirigida e em comunidade do Brasil chamado AUTODIREÇÃO – A Revolução do Aprendizado.”
CAIO DIB: Acabei de lançar um livro sobre educação, família e futuros. “Como educar famílias para futuros desafiadores?”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)