Marmitex | Edição 166 | O desafio é criar, distribuir ou curar conteúdo?
Sobre curadoria | Diversity Washing | Subempregos em AI | Aborto no Brasil | Ultraprocessados | Mapas mentais | Plágio | Banksy | Silvio Meira e mais...
Esta é a 166ª edição do MARMITEX neste formato, 186 desde janeiro de 2020.
Dicas despretensiosas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. É sobre repertório compartilhado, sem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes.
Também estou na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Na semana passada, escrevi na Fast Company sobre a pressão comercial sofrida pela curadoria na agenda de eventos corporativos. Venderam a curadoria, e o que ganhamos com isso? (PT)
Pra variar, Grazi Mendes mandando muito bem em seu artigo para o MIT Sloan Review Brasil: “Desvendando a farsa do "diversity washing" (PT)
Por trás de toda a entrega de valor nas soluções de inteligência artificial, temos que reconhecer uma camada de subempregos - IA generativa do Google tem lado menos conhecido que envolve trabalho humano (PT)
Onde fica o Brasil na questão do aborto? (PT)
Saúde, bem estar e alimentação - ultraprocessados no Brasil (PT)
Uso do ChatGPT gera conflitos na sala de aula e acusações de plágio sem provas (PT)
Organizando informações com mapas mentais (PT)
Um ranking dos uniformes da Copa Do Mundo Feminina - Ranking every team's kits at the 2023 Women's World Cup (EN)
Se você perdeu, sempre vale acompanhar Silvio Meira, no Roda Viva da última segunda feira, falando sobre Inteligência Artificial e tecnologia no Brasil (PT)
Além disso, recomendo as reflexões do Silvio Meira em seu blog (PT)
E AÍ, IA… [I] - https://silvio.meira.com/e-ai-ia-i/
E AÍ… IA [II] - https://silvio.meira.com/e-ai-ia-ii/
E AÍ… IA [III] - https://silvio.meira.com/e-ai-ia-iii/
Descobri que um dos meus podcasts favoritos virou newsletter também: Respondendo - a newsletter da Laurinha Lero (PT)
No fim de semana, curti assistir ao filme sobre a história do Wham! nos anos 80. Adorei a dinâmica de scrapbook na construção do conteúdo.
Dicas de trilha sonora da semana. Obs: por algum motivo, os links do spotify não estão mais sendo incorporados pelo substack, só para álbuns, mas não para podcasts, então vai com nomes linkados mesmo)
Dicas de podcasts da semana:
The Business Of Life é uma série de entrevistas conduzidas por Nilton Bonder com diversas personalidades relevantes no Brasil:The Banksy Story: uma série nova da BBC sobre a história do Banksy (EN)
** as siglas correspondem ao idioma da publicação. (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Dois Centavos…
Tenho refletido bastante sobre produção, distribuição, curadoria e formação de comunidade em comunicação, daí queria sua opinião:
Agora é sua vez:
Antes de sair, não se esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês de Julho/Agosto é: Não aguento mais não aguentar mais: Como os Millennials se tornaram a geração do burnout, da Anne Helen Petersen
“Analisando a estrutura social na qual os Millennials foram criados e da qual fazem parte, Anne Helen Petersen desconstrói os mitos que envolvem essa geração e revela como o burnout afeta todos os aspectos de nossas vidas. Unindo uma abordagem sócio-histórica, entrevistas inéditas e uma análise detalhada, Petersen oferece um olhar estimulante, íntimo e esperançoso sobre a vida de uma geração muito difamada.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda semana por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. É sobre repertório compartilhado. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)