4 Comentários
Mai 11, 2023Gostado por Paulo Emediato | Marmitex

Fala, Paulo!

Cara, compartilhando o que rola por aqui. Tem alguns fatores que me levam a me desinscrever de uma newsletter:

Motivos

1. Test-drive:

Inscrevo rápido, desinscrevo rápido. Eu geralmente testo, recebo umas edições, vejo se é bacana e se faz sentido pra mim, se não, pulo fora. Nada pessoal.

2. Tempo:

Depende muito da quantidade de newsletters que eu tenho, mas eu me interesso muito por curadoria! Gosto de ter um link rápido e legal e um comentário da pessoa falando a percepção dela de porque aquilo vale o clique. Tem uns mais reflexivos, mas se for denso demais que eu precise dedicar muita atenção... Esquece hahaha tem que ser algo estilo Tira do Papel, não algo como um ensaio de 14 minutos que poderia ser o capítulo de um livro. Gostaria de aprofundar assim? Com certeza! Mas hoje não é a realidade.

3. Frequência:

Já testei todo tipo de versão, diária, semanal, mensal... Eu não dou conta de acompanhar algo diário, me estressa (no sentido de ficar ansioso mesmo); Mensal eu quase não lembro que a news existe e, como curador tb, sei que é MUITO mais difícil curar conteúdo de 1 semana do que de 1 mês. Muita coisa precisa ficar de fora e as newsletters mensais são mais densas ou mais genéricas... Pra mim o semanal é o que funciona melhor! Eu lembro da pessoa, fico esperando um tempo saudável, sinto que tô por dentro de tudo e dá pra consumir com calma.

Resumindo

Em resumo — pelo menos por aqui — não tem muito a ver com a pessoa ou com o conteúdo dela, e sim comigo. Se eu não tiver tempo pra ler, sentir que é demais ou não tô conseguindo acompanhar a newsletter, eu acabo me desinscrevendo até pra não ficar ansioso.

Claro que dá pra tirar uns aprendizados de formatação, organização do conteúdo e leitura rápida pra melhoria das newsletter, mas se não encaixar no meu dia... Infelizmente não rola.

Reflexão

Como eu também faço curadoria lá no UX Collective 🇧🇷, eu tenho invertido essa sua dúvida.

De uns tempos pra cá, eu tenho me preocupado mais com “o que faz as pessoas ficarem?” do que com “o que faz as pessoas irem embora?” — isso porque o que faz as pessoas irem tá fora do meu controle, mas o que faz elas ficarem eu posso agir em cima. Faz sentido?

Abração meu querido!

Expand full comment
Mai 10, 2023Gostado por Paulo Emediato | Marmitex

Oie!! Eu procurei por conteúdo que fizesse essa exata curadoria, ou seja, de assuntos atuais, com opiniões de especialistas interessantes. Achei o Non-Obvius, do Rohit Bhargava, e você. Como, não lembro....meu método de pesquisa é difícil explicar rsrs vou fazendo conexões no momento, mas sempre acho!

Expand full comment