Marmitex | Edição 134 | Preciso de 60 dias em dezembro
Demissões em massa funcionam? | Pornografia mais buscada | Desconexão de Natal | Previsões | Tendências | Mais listas de melhores de 2022
Esta é a 134ª edição do MARMITEX neste formato, 154 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Também estou na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Vamos abrir com dica boa? Como aproveitar o fim de ano para desligar das redes sociais - No ano passado e na pandemia eu experimentei essa desconexão e foi bom demais! (PT)
Notícias assim são super importantes no combate à precarização do trabalho. Finalmente o discurso das tech-gig-economy está enfraquecendo. Trabalhadores de aplicativo vencem na justiça em vários países (PT)
Todo ano o Pornhub divulga as preferências sexuais e fantasias mais buscadas em sua plataforma. O material vem dividido por país e traz informações bem curiosas. O dado mais estarrecedor é: O Brasil segue sendo o país que mais busca “Trans” na plataforma. Ao mesmo tempo é o que mais mata pessoas trans no mundo. Pornhub - Year in review 2022 (EN)
Convenhamos: o mundo não precisa de mais um podcast, da mesma maneira que não precisamos de mais um grupo de whatsapp. No entanto, como fazer para cavar a participação nos podcasts existentes? A turma do MIT deu a resposta: The Playbook This Startup Used to Get Their Founders on 100+ Podcasts in 6 Months (EN)
Muita gente faz previsões para o próximo ano. Mas quantas delas voltam para avaliar erros, acertos e revisar suas previsões? É o que fez o prof. Scott Galloway: 2022 Predictions Review (EN)
Mckinsey 2022: The year in innovation (EN)
Vamos ver o que 2023 nos reserva. O Pinterest Predicts é assim. PT)
Tá todo mundo demitindo e parece que em 2023, os chamados "lay-offs” devem continuar. É curioso que, boa parte das empresas cortando, não estão sofrendo problemas de caixa. Muitas estão cortando para melhorar margens e retornos a investidores. A gente sabe que o mercado tava inflado, com equipes mal dimensionadas e salários fora da realidade, mas diversos estudos mostram que cortes em massa raramente geram o resultado esperado. Há diversas fontes de pesquisa sobre o tema, caso se interesse. What Companies Still Get Wrong About Layoffs (EN)
The next generation of tech ecosystems (EN)
Predictions para Midia e Telecom da Deloitte (EN)
Mckinsey 2022: The year in charts (EN)
Uma coletânea gigante de reports de tendências para 2023: Trend Reports 2023 - via Nexialist (recomendo) (EN)
Discos (albums) que curti nas listas de melhores de 2022:
Sudan Archives - Natural Brown Prom Queen
Marlon Williams - My Boy
Obongjayar - Some Nights I Dream of Doors
Listas de melhores de 2022, parte 3
Diversos
Os melhores do ano pela newsletter da Lalai Persson (que adoro).
As top 2022 ilustrações da It’s Nice That. (EN)
Vulture - The Best Podcasts of 2022 (EN)
Discos (albums)
NPR: Best music of 2022 (EN)
The 10 Best Jazz Albums Of 2022 (EN)
Livros
Dois pontos: Livros Favoritos de 2022 (PT)
Inside Hook: the 10 best books of 2022 (EN)
The New Yorker - The best books of 2022 (EN)
The best books of 2022, according to BookTok (EN)
The 52 New Books That Top Business Leaders Are Recommending—and Why (EN)
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Semana passada em fiz uma enquete sobre as listas de melhores do ano e o resultado ficou assim:
Sim, acho ótimo: 79%
Não, acho péssimo: 5%
Tanto faz, nem ligo: 16%
57 Votos no total
Vamos fazer algo juntos?
Se quiser colaborar, fazer uma parceria ou pensar em outras oportunidades, é só chamar por aqui (responder ao email) ou no meu Linkedin.
Eu e o Rodrigo James, que produz a newsletter MALA - ótima newsletter sobre cultura e entretenimento - estamos bolando um podcast, por exemplo.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)