Marmitex | Edição 132 | As infinitas listas de melhores de 2022
Saúde mental no trabalho | Desenho organizacional | Criatividade | Números do Casemiro | Músicas pelo mundo | Futuro Digital no Brasil | Filmes, livros, discos, artigos, fotografia e mais...
Esta é a 132ª edição do MARMITEX neste formato, 152 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Também estou na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
A entrevista vai muito além da manchete. Um papo interessante sobre o posicionamento digital do Brasil, com Ronaldo Lemos: “Existe hoje uma falta de inovação nas mídias sociais” (PT)
Uma análise sobre os números do Casemiro no YouTube (PT)
Apple elege BeReal como aplicativo do ano para iOS (PT)
A semelhança de celebridades em quadros históricos famosos, sósias ou o que? (EN)
A representatividade indígena nas HQs da CCXP 2022 (PT)
Essa plataforma da Rest Of The World ficou ótima pra conhecer músicas do mundo todo. Now that’s what we call Rest of World music! (EN)
3 corporate innovation mistakes and how to avoid them (EN)
Acho meio cafona ficar citando cases da Apple, mas essa história de desenho organizacional é boa. How Apple Is Organized for Innovation (EN)
Precisamos de uma nova rede social? No papel, esta parece interessante: Meet Post: A Social Platform for Real People, Real News, and Civil Conversations (EN)
Saúde mental no trabalho: um guia para empresas (PT)
Irresistível essa ilustração que vi em alguma newsletter, só não me lembro qual. O fim de uma relação contemporânea
Chegou a hora em que se divulgam infinitas listas de melhores do ano por categoria: livros, discos, filmes, fotografia, artigos e por aí vai. Se você acompanha o Marmitex, sabe que todo ano eu compilo e compartilho essas listas, não porque as sigo, mas gosto de cruzar referências, procuro descobrir artistas que não conheço ou aproveito pra tomar birra de alguma unanimidade (quem nunca?)
Diversos
Uma listinha publicada todo ano que eu adoro! 52 things I learned in 2022 (EN)
Pocket’s Best of 2022 - melhores histórias e artigos (EN)
500 Pessoas Mais Influentes da América Latina (PT)
Inovação
The 100 greatest innovations of 2022 (EN)
Our favorite robotic innovations of 2022 (EN)
Fotografia
Associated Press 2022 Photos of the year (EN)
Wildlife Photographer of the Year People's Choice Award (EN)
Filmes
VOX Melhores 25 filmes de 2022 (EN)
Na Rolling Stone, os 22 melhores filmes de 2022 (EN)
Inside Hook - Melhores filmes de 2022 (EN)
Os filmes do ano pela New Yorker (EN)
The 25 Best Movies of 2022, pela IndieWire (EN)
Discos (albums - EN)
Os 50 melhores albums do ano pela Pitchfork (EN)
Best 50 albums of 2022 pela PASTE (EN)
Os 50 melhores álbuns de 2022 pela Consequence (EN)
Rolling Stone 100 albums of the year (EN)
Imagino que muitos de vocês devem ter visto o Wrapped, do Spotify. Aqui tá a playlist com o que mais tocou em mais de 68.000 minutos no meu perfil em 2022.
Livros
Os Melhores Livros de 2022 (disponível no Brasil, em português) (PT)
20 of the Best Fall Nonfiction Books of 2022 no Oprah Daily (EN)
Best of 2022: Our Favorite Nonfiction Books pela Kirkus (EN)
Buzzfeed 25 Books From 2022 You'll Love (EN)
NY Times 10 Best Books of 2022 (EN)
Use com moderação e não se esqueça que parte dessas seleções é contaminada por um viés estadunidense. Eleições de “melhores do ano” servem para te provocar a explorar novos territórios.
Na última edição do ano, compartilho os meus favoritos pessoais. Não que a minha opinião seja importante, até porque não sou crítico especializado, mas espero que as indicações sejam interessantes para você, afinal, estamos juntos aqui.
Pra fechar, gostaria de agradecer a todos os compartilhamentos, indicações e afins. Nosso público deu um salto espontâneo 311 pessoas nas últimas semanas.
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Vamos fazer algo juntos?
Se quiser colaborar comigo, fazer uma parceria ou pensar em outras oportunidades, é só chamar respondendo a este email ou no meu Linkedin.
Eu e o Rodrigo James, que produz a newsletter MALA - ótima newsletter sobre cultura e entretenimento - estamos bolando um podcast, por exemplo.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)