Marmitex | #124 | Grupos em apps de mensagem valem a pena?
Trabalho híbrido | Diversidade na prática | Foodporn | Ciúme | Bolhas | Criptoativos e mais...
Esta é a 124ª edição do MARMITEX neste formato, 144 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Depois de 2 anos de pandemia e mais 1 fora do Brasil, estou me reconectando com as pessoas, atualizando conversas, interesses e oportunidades. Nesse contexto, surgiu um dilema: Faz sentido participar de grupos de whatsapp? (PT)
Os conteúdos mais populares no Facebook deveriam estar no lixo (PT)
Guilherme Facci, psicanalista: ‘O ciumento se aproxima de um paranóico por buscar a verdade’
O Executivo e o Congresso distribuíram presentes. A conta vai chegar (PT)
The 8 fundamental habits of the calmest people (EN)
'Food porn': como nosso cérebro reage a fotos de comidas gostosas, segundo a ciência (PT)
Annie Ernaux: 5 livros para conhecer a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022 (PT)
O Brasil e as bolhas (PT)
The Nature Conservancy 2022 Photo Contest Winners (EN)
Esse artigo da HBR sobre disciplina estratégica é ótimo! Strategic Planning Should Be a Strategic Exercise (EN)
Vamos combinar que o que chamamos de trabalho híbrido ainda tá meio confuso né? Escrevi sobre isso na News da DTG abaixo
Ainda sobre o tema: 6 coisas que aprendemos sobre trabalho híbrido até agora (PT)
A queridíssima empreendedora Thalita Gelenske compartilhou um evento muito legal que tá promovendo • Diversidade em Prática Summit: nos dias 18, 19 e 20/10 - digital e gratuito. A programação vai contar com uma Master Class de abertura com a cantora Majur, cases práticos de sucesso em diversidade, apresentações artísticas e uma Master Class de encerramento sobre ESG. As inscrições podem ser feitas no site: https://diversidadeempratica.com/
Análise da adoção de criptoativos no mundo (EN)
Discos de 2022 que curti na última semana:
Shintaro Sakamoto - Like a Fable
Ishmael Ensemble - Versions of Light
Fantastic Negrito - White Jesus Black Problems
Mal posso esperar para assistir “Meet Me In The Bathroom”, filme baseado no livro homônimo que documenta a cena de Nova York no início dos anos 2000, com The Strokes, Yeah Yeah Yeahs, The Rapture, LCD Soundsystem,
MEUS DOIS CENTAVOS:
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
No momento, tô de saco cheio dos grupos.