Marmitex | Newsletter - Edição #75
Paulo Emediato
Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 75ª edição do MARMITEX neste formato, 95 desde janeiro de 2020. Essa newsletter é uma curadoria semanal gratuita, despretensiosa, sem fins comerciais ou profissionais e sem um tema específico. O negócio é trocar dicas e referências.
Dá uma moralzinha pra gente? Se você curte o conteúdo, indique para outras pessoas através do link: bit.ly/marmitex01
Não deixe de trocar referências comigo e me enviar dicas legais por aí.
NESTA SEMANA
Feliz porque hoje eu vou voltar ao cinema, o que não faço desde o início da pandemia. Pra quem tinha o hábito de ir uma vez por semana, foi bem estranho ficar afastado todo esse tempo. To indo ver Marighella.
Interessante essa posição do Shaquille O'Neal na educação dos filhos: Ex-NBA, Shaq não deixará herança aos filhos: ‘Nós não somos ricos, eu sou’ (PT)
As 10 séries da Netflix mais assistidas na história. (EN)
O desafio da Coca-Cola, apontada como maior poluidora por plástico no mundo. (PT)
As bibliotecas mais bonitas do mundo (EN)
“Com a banalização das notícias falsas, passamos a duvidar até do que é real. Gama ouviu cientistas, jornalistas, checadores e até quem transforma fatos reais em ficção para descobrir como resgatar a verdade e discutir os riscos que corremos ao relativizá-la”(PT)
O novo vídeo do Radiohead - Follow Me Around, do álbum Kid A Mnesia, que será lançado em 5 de novembro.
Conheça a trajetória de três mulheres negras no mercado financeiro (PT)
A coisa certa, na hora errada. (Artigo sobre a corrida espacial dos bilinários)
‘Não há muita diferença entre o vício em drogas e no celular’, diz psicólogo
Beyond delight; the memorable experience framework (EN)
Hoje tem uma contraindicação: Até curto os filmes do Clint Eastwood, mas tentei assistir Cry Macho e não consegui passar de 30 minutos. O script é péssimo, as atuações parecem novelinhas do SBT e acabei desistindo.
Tô lendo “Os Supridores” de José Falero, considerado autor revelação no Brasil. O livro é bem intenso, no estilo de Cidade de Deus e conta a história de dois jovens de periferia, que trabalham num supermercado e resolvem vender maconha para mudar de vida. Até aí nada de novo né? Mas os diálogos são excelentes e existe toda uma argumentação econômica e social para as decisões dos personagens. Enfim, vale a pena e dá vontade de não largar. Já dá até pra vislumbrar um filme ou série baseados na história.
Gostei de assistir Colin em Preto e Branco na Netflix. A série conta a história de Colin Kaepernick, jogador de futebol americano que protagonizou uma série de protestos contra a desigualdade racial nos Estados Unidos. Ele ficou famoso por se ajoelhar durante o hino americano e por isso, foi perseguido e odiado. A pegada da série é mais infanto-juvenil, mas retrata bem todas as micro-agressões raciais enfrentadas por um jovem negro.
*** As siglas EN e PT se referem a conteúdos em inglês ou português.
PRA ACOMPANHAR
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos. Em outubro estamos lendo: “O Valor de Tudo: Produção e apropriação na economia global” - Mariana Mazzucato
Sinopse da Editora: “Denúncia contundente do atual sistema financeiro global, este livro examina com rigor a maneira como o valor econômico foi atribuído ao longo da história e revela como a teoria econômica falhou em definir com clareza a diferença entre produção e apropriação de valor. Mariana Mazzucato argumenta que essa distinção cada vez menos nítida vem permitindo que certos atores econômicos se movimentem predatoriamente em torno de um valor existente ou, pior ainda, o destruam.
A autora lança mão de alguns estudos de caso para mostrar como as noções nebulosas de valor criam confusão entre conceitos básicos, recompensam apropriadores e distorcem as métricas de crescimento e do PIB. Nesse processo, a inovação é prejudicada, fazendo aumentar a desigualdade ― e reacendendo um debate há muito necessário sobre o tipo de mundo em que de fato queremos viver.”
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
O que mais chamou sua atenção na última semana?
BACKUPS
Para acessar todas as dicas desde janeiro/20, basta clicar no banner
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui e no LinkedIn.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Paulo Emediato
Marmitex | Newsletter por Paulo Emediato
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Created with Revue by Twitter.
São Paulo, Brasil