Marmitex | Newsletter - Edição #71
Paulo Emediato
Tudo bem? Espero que sim…
Esta é a 71ª edição do MARMITEX neste formato. 91 desde janeiro de 2020. Isso aqui é uma curadoria semanal gratuita, despretensiosa, sem fins comerciais/profissionais e sem um tema específico, vale tudo.
Dá uma moralzinha pra gente? Se você curte o conteúdo, indique para outras pessoas através do link: bit.ly/marmitex01
Não deixe de trocar referências comigo e me enviar dicas legais por aí.
NESTA SEMANA
Já postei referências sobre este tema, será que as bandas de música vão acabar? “Qual é a grande banda de sucesso do momento? E o último grupo musical a surgir e tomar de assalto o topo das listas de mais tocadas? Pode parecer estranho que um nome não surja logo de cara e que a pergunta acabe exigindo que você puxe mais pela memória do que esperava. Mas, na verdade, não é”. (PT)
Em busca de artistas para ouvir ou montar uma playlist? Vai por mim, segue essa lista com os 200 artistas mais importantes da Pitchfork nos últimos 25 anos, que não tem muito como errar… The 200 Most Important Artists of Pitchfork’s First 25 Years (EN)
O futuro do anywhere office: A ideia de trabalhar de qualquer lugar do país, ou do mundo, é uma realidade que tem tudo para sobreviver à pandemia. (PT)
A Economia da Ansiedade que veio na ótima newsletter Bits To Brands (PT)
Ilustrações: 20 Latino Artists to Watch (EN) Mas para ver as artes deles não importa o idioma.
Don’t Do These 68 Things: From HR to product to marketing, here are some of our screwups. (Eu adoro essa listinha. As vezes é mais fácil ilustrar uma ideia justamente pelo seu contrário.) (EN)
Caiu tudo essa semana né? Mas a gente se esquece que nossa conexão se dá através de inúmeros cabos submarinos pelo mundo a fora: Dá uma olhadinha
O que eu tô ouvindo:
I’ll be your mirror: A tribute to the Velvet Underground & Nico , de 2021. Algumas versões são canseira, mas outras são bem boas!
Montero, do Lil Nas X, o artista fenômeno do momento. O disco entrega direitinho o que promete. Boa música pop. Achei melhor do que seus “concorrentes” Drake e Kanye West, que também acabaram de lançar novos álbuns.
O que eu tô assistindo:
Britney X Spears, na Netflix. Nos últimos anos este é o terceiro ou quarto documentário sobre a tutela de Britney Spears. Honestamente, esperava mais da produção da Netflix. É fraquinho, sem ritmo, mas bom pra conhecer o tema que esteve nas manchetes ultimamente.
Continuo assistindo Ted Lasso e SEE, duas séries da Apple+ que recomendei semana passada. Um ponto que acho bem legal sobre a plataforma da Apple é o fato de eles não lotarem o APP com vários títulos. Isso nos dá menos opções, mas torna as escolhas e buscas mais assertivas. As vezes menos é mais e a Apple sempre aposta no minimalismo.
Esses dois vídeos no Youtube já são clássicos essenciais da contemporaneidade. Agora eles foram atualizados, possuem legendas em português e sempre valem a pena!
Everything is a Remix Part 1, sobre música (EN com legendas)
Everything is a Remix Part 2, sobre filmes (EN com legendas)
O que eu tô lendo:
O Valor de Tudo: Produção e apropriação na economia global” - Mariana Mazzucato. Livro do mês no nosso clube do livro (mais informações abaixo)
O privilégio da servidão: O novo proletariado de serviço na era digital, do professor Ricardo Antunes. Livro indicado pelo mestrado, que trata da precarização do trabalho acelerada pela economia digital.
*** As siglas EN e PT se referem a conteúdos em inglês ou português.
PRA ACOMPANHAR
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos. Em outubro estamos lendo: “O Valor de Tudo: Produção e apropriação na economia global” - Mariana Mazzucato
Sinopse da Editora: “Denúncia contundente do atual sistema financeiro global, este livro examina com rigor a maneira como o valor econômico foi atribuído ao longo da história e revela como a teoria econômica falhou em definir com clareza a diferença entre produção e apropriação de valor. Mariana Mazzucato argumenta que essa distinção cada vez menos nítida vem permitindo que certos atores econômicos se movimentem predatoriamente em torno de um valor existente ou, pior ainda, o destruam.
A autora lança mão de alguns estudos de caso para mostrar como as noções nebulosas de valor criam confusão entre conceitos básicos, recompensam apropriadores e distorcem as métricas de crescimento e do PIB. Nesse processo, a inovação é prejudicada, fazendo aumentar a desigualdade ― e reacendendo um debate há muito necessário sobre o tipo de mundo em que de fato queremos viver.”
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
O que mais chamou sua atenção na última semana?
A Ariana me mandou a dica: Clichês de Hollywood: o cinema como você sempre viu" do Netflix sobre os clichês do cinema. Tá na minha lista, mas ainda não vi.
BACKUPS
Para acessar todas as dicas desde janeiro/20, basta clicar no banner
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui e no LinkedIn.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Paulo Emediato
Marmitex | Newsletter por Paulo Emediato
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Created with Revue by Twitter.
São Paulo, Brasil