Marmitex | Newsletter - Edição #48
Paulo Emediato
Tudo bem?
Esta é a 48ª edição do MARMITEX neste formato. 68 desde janeiro de 2020.
O boca a boca é fundamental, por isso, envie suas dicas, compartilhe o conteúdo e indique para outras pessoas se cadastrarem se puder :)
(http://www.bit.ly/marmitex01)
NESTA SEMANA
Semana passada o Aílton Krenak falou no Roda Viva. É emocionante e impressionante como ele consegue ser poético e objetivo ao mesmo tempo. Faça um favor a você e ouça esse cara. (PT)
Custei a encarar, mas valeu a pena assitir “O Tigre Branco” na Netflix. Tava um pouco com preguiça, mas adorando! (PT)
Também gostei o curta: Dois Estranhos na Netflix. Vi a dica no instagram da Paula Cabral. (PT)
Um guia (com o formato incrível) pra quem curte plantas: https://howmanyplants.com/ queria tanto uma versão traduzida pra usar e mandar pra um monte de gente! (EN)
Pra quem estuda processos criativos não há grandes novidades, mas o formato é legal e sempre é bom ter mais referências. Pensamentos ilustrados sobre o processo criativo (PT)
A Global Study of Digital Crisis Interaction among Gen Z and Millennials (EN)
A ANTIBIBLIOTECA! A minha melhor descoberta na última semana! “Quanto mais você souber, maiores serão as pilhas de livros não-lidos. Vamos chamar essa coleção de livros não-lidos de antibiblioteca” Esse conceito é muito maravilhoso! (PT)
Facebook começa a testar o hotline, sua versão para o Clubhouse que mescla vídeos e conversas através do Instagram. (PT)
Jabazinho pra newsletter da firma…a DTG, ou DesignThinkers Group Brasil, que agora tem uma newsletter semanal que sai toda sexta com dicas e conteúdos relacionados a inovação, estratégia, etc. (PT)
Um dos gurus do Vale do Silício, o professor da Universidade de Nova York diz que a Covid-19 concentrou a renda nas mãos de poucos e reforçou a dominação das gigantes da tecnologia (PT)
Uma lista com as 100 maiores músicas da Motown (EN)
10 modelos de inovação para produtos e serviços. (PT)
Um podcast que tem sido muito comentado em diversas newsletters internacionais é o Depresh Mode with John Moe - ) for honest, relatable, and, yes, sometimes funny conversations about mental health. Depresh Mode also features useful insights on mental health issues with experts in the field. It’s honest talk from people who have been there and know their stuff. No shame, no stigma, and more laughs than you might expect. (EN)
Parece que a corrida pela vacina para a COVID pode gerar a primeira vacina contra o HIV: An HIV Vaccine Based On The Moderna COVID Vaccine Is Getting Promising Results (EN)
O que eu tô lendo? Nietzsche - Biografia de uma tragédia, Rudiger Safranski - O livro é uma excelente porta de entrada para quem nunca leu Nietzsche e também serve como excelente compilado de revisão com relatos valiosos sobre o contexto de cada fase produtiva dele, para os que já conhecem sua obra. No entanto, tem que digerir aos poucos. Não é um livro leve que a gente passeia pelas páginas… é uma bela opção para slow reading, porém é uma marretada por parágrafo pra refletir.(PT)
Um abraço e até semana que vem :)
***As siglas (EN) e (PT) dizem se o conteúdo está em português ou inglês, blz?
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
Me conta qual o livro, série ou filme mexeu com você esse ano?
O Pedro Valle mandou dois livros e dois filmes/séries:
Livros: Alucinações Musicais, do Oliver Sacks (esse entrou pra minha lista de futuras leituras e A Ilha do Aldous Huxley.
Filme/documentário: “Fuja” e “As duas mortes de Sam Cook” (já indicada aqui), ambos na Netflix.
A Iaçanã Woyames compartilhou sua participação no podcast: Conversa de Portão, produzido pelo “Nós Mulheres de Periferia”
“Sabe quando você é convidada para um programa que você é fã? Então, é mais ou menos isso!!Foi tão especial este convite e para falar de um tema que amo, estudo, vivo e compartilho: luto e comunicação não violenta! O programa é de um coletivo jornalístico independente, transparente e apartidário formado por jornalistas moradoras de diferentes regiões periféricas da cidade de São Paulo. Atuantes em diferentes plataformas de comunicação sua principal diretriz é disseminar conteúdos autorais produzidos por mulheres e a partir da perspectiva de mulheres, tendo como fio condutor editorial a intersecção de gênero, raça, classe e território.”
Segue link do Spotify: https://open.spotify.com/show/39gOUgPbRsPp02gF8oPuwZ?si=HT8y8zPKQ7CSZoieY_9-UA
BACKUPS
Para acessar todas as dicas desde janeiro/20, basta clicar no banner
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Paulo Emediato
Marmitex | Newsletter por Paulo Emediato
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Created with Revue by Twitter.
São Paulo, Brasil