Marmitex | Edição#115
Criptobônus, correr pra onde, boredout, vários podcasts, sindicatos nas bigtechs, censura nas escolas, Scott Galloway sobre o Tik Tok e mais...
Esta é a 115ª edição do MARMITEX neste formato, 135 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
Depois da farra dos IPOs, só 13% das empresas que abriram o capital desde 2015 batem o mercado (PT)
O conceito proposto é bem simples, mas faz muita diferença. Mudanças na carreira: “correndo para” ou “correndo de”? (PT)
Não sei se o bored-out é mais perigoso que o burnout, mas que pesa muito, pesa. Por que o tédio no trabalho é mais perigoso que o burnout (PT)
Muito além de cripto: tudo que está por trás do tsunami que você não está vendo (PT)
Cada vez mais, empresas oferecem criptomoedas em seus pacotes de benefícios para atrair talentos, ter mais agilidade, pagar menos taxas/impostos (EN)
A listinha da Fast Company: The most creative people in 2022 (EN)
Prêmio de Empreendedorismo Social: Conheça os 12 finalistas de 2022, seus projetos e vote no seu preferido (PT)
Um framework sobre os mentirosos? An Illustrated Guide to the 4 Types of Liars (EN)
Listinha boa da WIRED: The Best Podcasts for Everyone (EN)
A propaganda é a alma da reeleição - veja como são alocados os recursos neste ano, em comparação a outros (PT)
A “Manual do Usuário” talvez seja uma das minhas newsletters favoritas entre as mais de 100 que acompanho. Junto com a news, o podcast deles, Tecnocracia, também é ótimo! Nesta edição eles explicam um pouco o processo de marginalização do termo SINDICATO e luta ferrenha das BigTechs contra a organização de seus trabalhadores por direitos trabalhistas.
Ainda sobre o tema acima: milhares de pessoas usam, (todo mundo adora conveniência) mas o modelo de negócios do iFood e do Rappi são extremamente tóxicos. Ficam com 12 a 30% das receitas dos estabelecimentos, tratam seus entregadores (o coração da operação) como miseráveis e por aí vai… Uma startup que quer mudar esse jogo com uma relação menos predatória. (PT)
Female CEOs run just 4.8% of the world’s largest businesses on the Global 500 (EN)
Por que a indústria tech patina na construção de uma cultura diversa (PT)
Você consegue manter o balanço entre a vida pessoal e a profissional?
Vivemos tempos extremos, de luta ideológica, perda de liberdade acadêmica e tentativas de censura cada vez mais desmedidas. Veja os dados da pesquisa Liberdade acadêmica em risco no Brasil e conheça o Manual de defesa contra a censura nas escolas (PT)
O professor Scott Galloway analisa o Tik Tok no podcast abaixo. É bem legal pra entender melhor alguns nebulosos e arriscados ao submetermos nossas informações a mais uma BigTech
Ainda sobre o TikTok
Podcast novo da Rádio Novelo, que sempre faz excelentes produções: Projeto Querino: Como a história explica o Brasil de hoje?
A genial Dani Marzavan indicou duas matérias interessantes.
Uma é da Rest Of The World, newsletter ótima para acompanhar (EN)
A segunda é o Global Perspectives - Citizen Social Science (EN)
Os 3 discos lançados em 2022 que ouvi essa semana foram:
Sessa - Estrela Acesa
Ural Thomas and the Pain - Dancing Dimensions
O cover islandês de ilariê, da Xuxa… é isso mesmo!
Me despeço com as irresistíveis ilustrações do perfil YES, BUT… no Instagram.
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês agosto é: “Happycracia: Fabricando cidadãos felizes”, por Edgar Cabanas e Eva Illouz.
Release da editora: “Em análise provocativa, o psicólogo Edgar Cabanas e a socióloga Eva Illouz traçam a gênese e desenvolvimento do campo da "psicologia positiva", responsável pela ideia de que a felicidade é o maior objetivo da vida, e que basta força de vontade para alcançá-lo. Os autores revelam a ideologia por trás do sucesso financeiro e midiático dessa tendência pseudocientífica.
Neste livro, Cabanas e Illouz fazem uma crítica demolidora da noção de felicidade criada pela psicologia positiva. Felicidade passou a ser sinônimo de "uma atitude passível de ser engendrada pela força de vontade; resultado do treino de nossa força interior e nosso eu autêntico; única meta que faz a vida valer a pena; o padrão pelo qual devemos medir o valor de nossa biografia, o tamanho de nossos sucessos e fracassos, e a magnitude de nosso desenvolvimento psíquico e emocional". Qual a origem dessa noção de felicidade? Como ela é sustentada, e por quem? Em nome de quê é defendida? E, finalmente, quais as consequências da defesa de tal noção? Mais que um valor, um sentimento ou uma forma de avaliar um percurso de vida, a felicidade torna-se uma cultura que transforma cada pessoa em uma empresa autogerida, orientada para a maximização de ganhos.
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)