Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 99ª edição do MARMITEX neste formato, 119 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
Se curtir e puder, indique o Marmitex à outras pessoas e não deixe de me enviar dicas legais :)
NESTA SEMANA
O que mais me chamou a atenção na última semana foi a série documental Extermine Todos Os Brutos, na HBO Max. A obra narrada pelo diretor Raoul Peck que utiliza vários recursos: animação, fotografia, infografia, encenações para retratar e problematizar o racismo, as colonizações, a escravidão e alguns genocídios pelo mundo. O conjunto é muito forte e importante. Não é perfeito: a locução do diretor é incômoda (sua voz é bem peculiar), as encenações são desnecessárias, mas o que importa é a mensagem central.
Essa compilação com frameworks, ferramentas e modelos de pensamento é bem interessante. Tools for better thinking (EN)
O artigo da Marcelle Xavier e Marina Galvão pra HSM: Como migrar de organizações-máquinas para organizações-ecossistemas (PT)
2022 Trust Barometer, da Edelman expõe a falta de confiança na mídia e a inversão de posições na percepção de confiança entre Governo e Negócios, entre outros dados. (EN)
Este artigo curioso sobre a Desinformação Numérica: até os números podem mentir (PT)
As fotografias vencedoras do WorldPress Global Winners, com presença do Brasil. (EN)
Me diverti com o perfil Coisas Que Sou Contra no Instagram (PT)
Adorei a perspectiva deste podcast: Nada de 30 destaques com menos de 30 anos, como na Forbes…. O lance são 70 com mais de 70 e a valorização das histórias e experiências das pessoas com mais idade.
No feriado, pela primeira vez experimentamos comprar uma experiência pelo Airbnb e eu tava bem desconfiado de que seria uma fria, mas foi incrível! Encontramos um casal que recebe as pessoas em sua casa, onde apresentam um pouco de tango: músicas e histórias. Ele, um americano radicado em Buenos Aires e ela uma cantora nominada ao Grammy Latino. O preço é super razoável e foi muito especial. A partir de agora vamos pesquisar mais sobre as experiências oferecidas no Airbnb. Será que tem coisas interessantes que você desconhece na sua cidade?
Aqui tá o canal de Youtube do casal que nos recebeu: https://www.youtube.com/c/bluetangoproject
Olha que ideia massa! Uma exposição inédita do Basquiat em NY preparou 4 playlists com músicas que o artista ouvia quando mais novo, a trilha sonora em seu estúdio de trabalho, o que curtia para se divertir e como sua arte influenciou a música que veio depois…
Falando em Basquiat, a Helena Santos me indicou : Os diários de Andy Wahrol, na Netflix. Comecei a ver ontem e a série nos ajuda a compreender melhor a influência de Wahrol muito além da arte.
Já o Henrique Duarte mandou: “Não sei se já apareceu no Marmitex, mas to lendo o livro Equity, da Minal Bopaiah e to achando ele fundamental. Conheci pela cobertura do SXSW, no conteúdo da Globo.com, que você indicou. :)
O resumo segue no próprio site do livro: https://theequitybook.com
E pra fechar, olha que fofo o que a Ariana Bombonato mandou pra gente?
*** As siglas PT (português) e EN (inglês) na frente dos links se refere ao idioma da publicação.
MEUS 2 CENTAVOS: Vocês viram a discussão sobre as demissões no Quinto Andar?
Não me importo com as especificidades do caso, mas sim com o aprendizado para uma carreira corporativa: Se você ama a empresa onde trabalha, saiba que trata-se de um amor não correspondido.
Organizações não amam. Nunca. Mas as pessoas tendem a se apegar à ideia de que são indispensáveis onde atuam, o que em raríssimos casos é verdade.
O que qualquer empresa, por mais legal que seja ou pareça, espera de seus colaboradores é resultado e produtividade: escalável, repetível e substituível. A dependência é um risco que não podem correr. Sim, é triste, mas é verdade. Todo o sistema é construído para ser menos baseado em características individuais específicas. Ou seja, assim "as peças" são mais facilmente intercambiáveis, substituídas ou dispensadas.
Tenho até um pouco de pesar quando vejo conhecidos apaixonadíssimos por seus cargos na firma X ou Y. Tudo bem, é válido desfrutar do momento. Talvez seja uma ilusão necessária e positiva, mas nem por isso deixa de ser ilusão.
Por isso fico meio assustado quando vejo as declarações de amor no Linkedin e toda aquela babação de ovo organizacional. Na boa, eu realmente acho que as empresas deveriam pagar direito de imagem para fazer de seus funcionários garotos-propaganda. É desvio de função, não?
O mesmo vale por parte das organizações, que investem em kits de boas vindas elaborados, criam ambientes de trabalho encantadores, festinhas, mimos e dinâmicas de integração. Esse investimento só dura na abundância. No primeiro perrengue, a farra acaba e todos os agrados vão para o espaço, junto com o emprego dos sonhos. Diferencial de verdade não é brinde, mas tratar as pessoas com dignidade mesmo quando tudo vai mal.
Nunca se esqueça, ser legal quando vai tudo bem é fácil. Você só conhecerá o verdadeiro caráter da sua organização quando tudo estiver mal. E pode ter certeza, o que menos importa nesse caso, é como você se sente, infelizmente.
Escrevo esse texto porque há muito dinheiro disponível para investimento e as empresas crescem rapidamente, mas vai chegar um ponto em que a fonte vai secar, como em todo os mercados, os valuations serão corrigidos e veremos demissões em vários unicórnios adorados hoje. O que aconteceu no Quinto Andar é uma marolinha perto do que deve rolar em médio-longo prazo. Talvez seja uma boa ideia cultivar um "relacionamento aberto" onde quer que esteja.
PRA ACOMPANHAR
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês abril é: Ensinando pensamento crítico: Sabedoria prática, da Bell Hooks.
Release da editora: "A existência humana é, porque se fez perguntando, a raiz da transformação do mundo. Há uma radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de perguntar." É com esta citação do educador brasileiro Paulo Freire que a educadora negra estadunidense bell hooks inicia o livro Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática.
O livro trata de inúmeros temas, como descolonização, engajamento, integridade, colaboração, transmissão oral de conhecimento, imaginação, humor, conflito, espiritualidade, sexo e, é claro, raça, gênero e classe — temas que marcam a obra de Bell Hooks de maneira transversal.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)