Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 96ª edição do MARMITEX neste formato, 116 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho minha curadoria semanal gratuita de filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts design, entre outros temas e referências. Direto ao ponto, sem textão.
Se curtir e puder, passe essa marmita adiante :)
Não deixe de me enviar dicas legais. É só responder ao email.
NESTA SEMANA
#Anywhere Office: chegamos à Buenos Aires, onde viveremos pelo próximo mês.
Esse caso em uma escola tradicional de Belo Horizonte é uma vergonha e imagino que esteja acontecendo em várias outras: “Professor do Colégio Santo Agostinho é demitido por usar linguagem neutra em seu canal no Youtube”. A velha tradicional família mineira, só gente de bem. (PT)
Mundo virtual amplifica opressões do mundo real, diz antropólogo David Nemer - Convidado do CNN Nosso Mundo, o antropólogo e professor do Departamento de Estudos de Mídia na Universidade de Virgínia comentou sobre a guerra na Ucrânia em tempos de redes sociais (PT)
Já recomendei o podcast do Mano Brown, mas a volta do Mano a Mano com Emicida tá incrível! (PT)
As queridas do Radar Antifragilidade vão fazer um debriefing do festival através da ferramenta que criaram na quinta, 31/03. Para se inscrever. (PT)
Webinar de Stanford - The Future of Blockchain and Cryptocurrencies (EN)
Um videoclipe curioso sobre a realidade brasileira: Edgar - Bíblia, Boi e Bala | Videoclipe Oficial
Três artigos sobre a gestão de pessoas e a necessidade de termos gerentes nas organizações. Passou da hora gente…
Managing people 🤯 (EN)
Será que ainda precisamos de gerentes? Grande parte dos funcionários diz que não (PT)
Regra nº 1 do metaverso: ninguém sabe o que é o metaverso (PT)
Viés e ignorância: como a gente é ruim pra estimar números sobre os outros (PT)
50 Ideas That Changed My Life (EN)
“Se há telas, não há descanso” (PT)
Esse perfil no Instagram resgata os momentos mais bizarros da televisão brasileira…. rolou uma lágrima. https://www.instagram.com/cepadobrasil/
A irresistível sátira sobre o comportamento online de celebridades diante de tragédias: Celebrities during a tragedy (EN)
Sete passos para líderes prepararem suas empresas para a Web 3.0 e para o metaverso (PT)
Caso Spotify: como pedir desculpas em um mundo polarizado: O CEO Daniel Ek foi a público com um pedido de perdão que significava muito pouco para quem se ofendeu com o discurso anti-vacina de Joe Rogan.
Pra quem gosta de esporte, super indico a série sobre o lendário time do Los Angeles Lakers da década de 80, na HBO Max.
PRA ACOMPANHAR
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês abril é: Ensinando pensamento crítico: Sabedoria prática, da Bell Hooks.
Release da editora: "A existência humana é, porque se fez perguntando, a raiz da transformação do mundo. Há uma radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de perguntar." É com esta citação do educador brasileiro Paulo Freire que a educadora negra estadunidense bell hooks inicia o livro Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática.
O livro trata de inúmeros temas, como descolonização, engajamento, integridade, colaboração, transmissão oral de conhecimento, imaginação, humor, conflito, espiritualidade, sexo e, é claro, raça, gênero e classe — temas que marcam a obra de Bell Hooks de maneira transversal.
A autora diz que encontrou inspiração para Ensinando pensamento crítico das lições que aprendeu dos professores com os quais estudou nas escolas segregadas do Kentucky, nos Estados Unidos, nos anos 1950. "Para eles, a 'boa educação' não consistia apenas em nos dar conhecimento e nos preparar para uma profissão: era também uma formação que incentivaria o compromisso contínuo com a justiça social, especialmente com a luta por igualdade racial."
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
Viu algo legal por aí? Compartilha comigo!
Giuliano Ferreira: Como dica de conteúdo, deixo o documentário Coded Bias da NetFlix, sobre o viés embutido nos algoritmos de Inteligência Artificial.
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)