Marmitex | Edição #84
Paulo Emediato
Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 84ª edição do MARMITEX neste formato, 104 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho minha curadoria semanal gratuita, sem fins comerciais de filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts design, entre outras referências.
Se você curte o conteúdo, indique para outras pessoas através do link: bit.ly/marmitex01
Não deixe de me enviar dicas legais. É só responder ao email.
NESTA SEMANA
Caso não tenha visto a última edição, aqui está a retrospectiva com as melhores indicações do Marmitex em 2021. (PT)
Tendências de consumo em 2022 (PT)
2021 em 10 atos: a Retrospectiva Fast Company Brasil (PT)
Uma lista de 50 podcasts gringos, destacados em 2021. (EN)
Assisti ao documentário-peça teatral Every Brillant Thing na HBO e fiquei muito emocionado. A obra fala sobre depressão e suicídio no ambiente familiar de uma forma muito interessante. (PT - legendado)
Um gerador de experiências digital (EN)
O infográfico de previsões para 2022 da The Economist. (EN)
Os ensaios fotográficos de gente (de verdade) do Projeto Vulgar (PT)
Esse cara teve a ideia brilhante de criar um app para excluir as enquetes malas do LinkedIn. (PT)
As melhores ilustrações da New Yorker em 2021. (EN)
14 livros e dicas literárias LGBTI+ (PT)
No início do ano passado eu li República das Milícias, do Bruno Paes Manso, que é bom, mas nada de excepcional. Agora ele transformou o livro num podcast e este sim, ficou excelente! Ouça ao podcast “A República das Mílicias”, narrado pelo próprio Bruno Paes Manso. Vale mais que a experiência literária e as histórias são complementares.
Leitura complicadinha, mas muito muito boa: A superindústria do imaginário: Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível - do professor Eugênio Bucci.
“A partir da segunda metade do século XX, o capitalismo entrou em acelerada mutação e o corpo da mercadoria perdeu lugar para a imagem da mercadoria, interpelando o sujeito pelo desejo, não mais pela necessidade. O valor de uso deu lugar ao valor de gozo. Assim, os conglomerados monopolistas globais que se ocupam da comunicação, da exploração do olhar e da extração dos dados pessoais – e dos quais as mídias digitais um combustível e uma extensão – se tornaram o centro do capitalismo, a aura mais fulgurante da Superindústria do Imaginário.”
*** As siglas EN e PT se referem a conteúdos em inglês ou português.
PRA ACOMPANHAR
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
Leitura de janeiro é do vencedor do Prêmio Jabuti de 2021: “O Avesso da Pele”, do Jeferson Tenório.
Release da editora: Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”.
O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
O que mais chamou sua atenção na última semana?
A Kali Herdies me enviou:
“Queria indicar um vídeo. É uma entrevista com o Henrique Bredda, sócio do fundo de investimento Alaska. Achei muito interessante a visão dele sobre a responsabilidade dos profissionais do mercado financeiro sobre a difusão do conhecimento e impacto na vida dos investidores amadores. Tem alguns insights interessantes que me fizeram refletir sobre que tipo de investidora eu sou. Espero que goste. Abraço!!”
BACKUPS
Para acessar todas as dicas desde janeiro/20, basta clicar no banner
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Paulo Emediato
Marmitex | Newsletter por Paulo Emediato
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Created with Revue by Twitter.
São Paulo, Brasil