Esta é a 231ª edição do MARMITEX, publicada desde janeiro de 2020. A cada duas semanas, compartilho dicas despretensiosas de filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, entre outros. O foco é no repertório compartilhado, sem um tema específico, transitando por uma variedade de assuntos.
Por aqui, já somos mais de 11.000 assinantes gratuitos. Se puder, compartilhe ;)
As palavras destacadas em roxo (ou negrito) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Quanta coisa! Nem parece que se passaram apenas duas semanas desde a última edição. No entanto, é difícil não começar falando sobre o “empreendedor idiota” e suas declarações absurdas, como “Deus me livre de uma mulher CEO.” Eu sei, quase tudo já foi dito, mas alguns aspectos continuam me chamando a atenção.
Em primeiro lugar, o mais importante de tudo: é lindo ver uma mobilização tão forte em prol da liderança feminina. Que esse evento sirva como um impulso para fortalecer ainda mais a agenda de inclusão e ampliação do número de mulheres em posições de liderança. É melhor para todos nós.
1 - Isso não foi um incidente isolado. Ele construiu essa “persona polêmica e extremista” seguindo práticas semelhantes a figuras como Pablo Marçal, Elon Musk, Nikolas Ferreira, entre outros. Existe um método e uma estratégia por trás disso. Mesmo com toda a repercussão negativa, essa abordagem ainda gera visibilidade, pois atrai aqueles que compartilham dessas opiniões, mas não têm coragem de se manifestar publicamente. É um playbook sistemático, não um acidente.
2 - Talvez essa tenha sido uma das mobilizações mais importantes recentemente, e com razão. Esse é o tipo de “cancelamento” que precisamos: um que não tolere desrespeito, preconceito e essa agenda retrógrada que, nos últimos anos, saiu das sombras.
3 - Mas não podemos parar por aqui. Medidas foram tomadas, mas se não continuarmos vigilantes, ele pode dar um tempo, voltar, dizer que “aprendeu muito” e, quem sabe, até conquistar um cargo público, como deputado.
4 - Sempre estarei a favor de todos que amplificaram as mensagens e ajudaram esse movimento a ganhar repercussão. No entanto, achei no mínimo irônico ver alguns executivos se posicionando de maneira oportunista, tentando ganhar tração ao “surfar” no tema. O mais curioso é que, em alguns casos, essas mesmas pessoas estão mais alinhadas com as ideias do tal empreendedor do que dispostas a combatê-las, mas postaram para não perder o bonde.
Saiba mais sobre o caso aqui: 'Deus me livre de mulher CEO', diz empresário (PT)
Ainda na semana passada, publiquei meu artigo de estréia no MIT Sloan Review Brasil: A inovação aberta está morta. Vida longa à inovação aberta (PT)
Gostei dessa lista de recomendações de leitura da McKinsey (EN)
Na quarta, bati um papo incrível com a Anna Flávia Ribeiro e ela me apresentou o podcast que grava com a Carla Tieppo (recomendada aqui na edição anterior) - o Dopaminas (PT)
Na história do Brasil, poucas figuras que acumularam poder de um jeito tão impressionante quanto Artur Lira - recomendo ouvir ao podcast Atalhos do Poder (PT)
Passo a passo, o processo criativo de uma animação da Disney (EN)
Sobre o renascimento do Vinil: Unpacking Vinyl's Remarkable Revival: A Statistical Analysis (EN)
Não sei você, mas eu raramente conseguia tirar qualquer som de uma flautinha dessas…
E bora para Porto Alegre - Primeiro para participar da SEMANA CALDEIRA em palestras e painéis por lá entre os dias 24 e 26 de setembro.
Já nos dias 28 e 29 acontece a Maratona de Porto Alegre e fui convidado pela turma da Olympikus para testar o CORRE4, novo lançamento da família de super tênis brasileiros, feitos por especialistas. Pra ser sincero, fiquei até com dó de levá-los para a pista de tão lindos. (*Não é publicidade paga)
** as siglas correspondem ao idioma da publicação. (PT) é para links em português e (EN) em inglês **
PRA ACOMPANHAR:
Marmitex tem uma playlist só com as músicas favoritas lançadas 2024.
A lista de discos / álbuns favoritos, lançados em 2023, para que você concorde, discorde, descubra, curta ou ignore.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a minhas recomendações favoritas de 2021 e de 2022.
Não tem rodapé? Agora tem.