Marmitex | Edição 183 | Porta giratória
O marmitex mudou muito de 2020 pra cá. O público também.
Esta é a 183ª edição do MARMITEX neste formato, 203 desde janeiro de 2020.
Toda semana, trago dicas despretensiosas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. É sobre repertório compartilhado, sem tema específico, transitando entre assuntos diversos.
Também estou na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Como eu não descobri isso antes? https://mapofthebest.com/ 👇🏼
Por que (quase) todas as reuniões são inúteis? (PT)
The 3 Best Books Bill Gates Read in 2023 (EN)
O efeito Ozempic na sociedade e na bolsa: exageros em ambos (PT)
As 100 fotos do ano, pela TIME (EN)
Um papo com Obama sobre IA, liberdade de expressão e mais… (EN)
The 30 Best House Tracks of the ’90s (EN)
Rick Rubin: The Invisibility of Hip Hop's Greatest Producer
Trilha boa da semana - Wednesday - Mowing the leaves instead of piling ‘em up
Um dia na praia… nos anos 20
MEUS DOIS CENTAVOS: PORTA GIRATÓRIA
Iniciei esta jornada apenas com amigos e clientes. Atualmente, a maior parte do meu público, que acompanha o conteúdo semanalmente, é composta por pessoas que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Esta evolução é marcada pela média de 4.500 aberturas da newsletter por semana.
Contrariando as tendências das redes sociais, onde o volume de seguidores muitas vezes é priorizado, nunca foquei nessa métrica. Nosso crescimento foi substancial, alcançando um marco de 13.000 assinantes na newsletter, além de 2.900 conexões no LinkedIn. No entanto, o nosso verdadeiro objetivo sempre foi manter uma comunidade ativa e engajada, mais do que apenas os números.
Comecei a filtrar os e-mails cadastrados, priorizando a audiência ativa. Assim, tomei a decisão de remover os assinantes que não abriram nenhuma edição nos últimos seis meses. Esta decisão levou o Marmitex a um público atualizado de 7.700 pessoas no Substack. Abri mão de quase metade dos assinantes? Sim, mas vejo isso como um passo positivo. Não quero encher a caixa de entrada de ninguém apenas para alimentar uma métrica de vaidade.
Minha vida mudou ao longo desse tempo, e a newsletter também passou por diferentes fases. O mesmo acontece com os assinantes, com seus interesses, rotinas e prioridades. A dinâmica de “porta giratória” é algo que valorizo. Todos e todas serão sempre bem-vindos, seja para se juntar a nós, para sair ou até para voltar depois de uma pausa. O mesmo vale para quem decide mudar de ideia, e depois mudar de ideia novamente. Sempre faço isso com algumas dentre 218 newsletters que tento acompanhar. Acredito que o movimento e a mudança são essenciais, e é com esse espírito que seguimos.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não se esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Ja ouviu nosso podcast sobre quem criar e acompanha newsletters no Brasil? Reforço o convite :)
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o fim do ano é: Gótico Nordestino, Christiano Aguiar.
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda semana por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. É sobre repertório compartilhado. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder direto ao email.
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)