Marmitex | Edição 156 | Mexidão na marmita
Slow Down | Influencer do Fracasso | Air | Tubarões e Baleias | AI + Emojis | Creative Capitals | Futuro Ancestral | Shifts transforming organizations | Startup Ideas | O valor dos seus dados e mais..
Esta é a 156ª edição do MARMITEX neste formato, 156 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Também estou na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Hoje a curadoria tá bem misturada. Um mexidão. Se não faz ideia do que estou falando, recomendo que conheça um dos prato mais importantes da culinária belorizontina (com certeza, um dos que mais consumi na vida).
As vezes a gente precisa desacelerar… How to slow down properly (EN)
O desinfluencer que virou influencer falando de fracasso (PT)
6 em cada 10 funcionários não se dão ao trabalho de ler comunicados da empresa (PT) - E o pior… normalmente as empresas acreditam que o problema está na comunicação e envia mais comunicados.
Mckinsey report The State of Organizations 2023: Ten shifts transforming organizations (EN)
The 50 Greatest Moments in Internet History (EN)
Você tá de boa no barquinho e….
Adorei assistir Air: A história por trás do logo, na Amazon Prime. A reconstituição de época é sensacional.
Um designer reescreve os nomes das cidades com a tipografia inspirada na arquitetura local. (EN)
The 100 greatest video games of all time, ranked by experts (EN)
The Creative Capitals of the World (EN)
12 Frameworks for Finding Startup Ideas — Advice for Future Founders - gosto bastante desse conteúdo. (EN)
Uma plataforma de AI + Emojis para expressar qualquer coisa. Testa aí (EN).
Já postei esse conteúdo como video no Youtube, mas agora segue em podcast. Uma apresentação do Center For Humane Technology sobre os riscos sobre AI. Espero que daqui uns anos a gente não lamente ao retornar a esses alertas.
Adorei esse perfil no instagram: Library Mindset (EN)
Pra compensar o susto com o tubarão lá em cima… (EN)
Ailton Krenak talvez tenha sido um dos pensadores e personalidades mais expostas durante a pandemia. Isso as vezes cansa, mas esse papo entre ele o Emicida, sobre O Futuro Ancestral, é demais!
As entrevistas do Bial geralmente são bem superficiais. No entanto, na conversa com o Ronaldo Lemos e o André Vellozo, ficou mais fácil entender o valor dos nossos dados.
7 práticas para melhorar a memória (PT)
Trilhas sonoras da semana:
Mac DeMarco - One Way G
Greg Mendez - Greg Mendez
** as siglas correspondem ao idioma da publicação. (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Dois centavos:
A experiência no Websummit RJ foi um misto de caos e correria, mas sem dúvidas um grande lugar para encontros e reencontros. Entre as conexões com pessoas que revi por lá, fui convidado para conversar com a Angelica Mari, uma das mais relevantes jornalistas de tecnologia e negócios da América Latina, para seu projeto-podcast Futuros Possíveis.
Me conta o que achou do papo?
Vamos fazer algo juntos?
Se quiser fazer uma parceria ou pensar em outras oportunidades, é só chamar por aqui (respondendo ao email) ou pelo Linkedin.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não se esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês de maio é: "Roube como um Artista, de Austin Kleon“ - Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda semana por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)