Marmitex | Edição 131
Tendências | Eventos de tecnologia | Festivais | Prejuízo na Copa | O Mito da liderança | Diversidade | Mitos sobre testes de personalidade | Ideologias de ódio e mais..
Esta é a 131ª edição do MARMITEX neste formato, 151 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Pra quem é ligado em tendências, chegou o 2023 Trend Check do Trendwatching (EN)
14 eventos de inovação e tecnologia 2023 (1º semestre), pela turma do OCLB (PT)
Ótima análise sobre a cobertura esportiva e o dilema dos streamings.. Prejuízo da Globo com Copa ressalta dilema de Disney e Warner (PT)
The Myth of the Brilliant, Charismatic Leader na Harvard Business Review (EN)
Pesquisa traça um retrato (nada animador) de ações afirmativas nas empresas (PT)
Sobre isso: Como recrutar uma equipe mais diversa (PT)
Já postei sobre isso por aqui outras vezes… O valor de uma antibiblioteca, segundo Nassim Taleb (PT)
A geração que não quer o topo? O que jovens de hoje buscam na carreira (PT)
A Rolling Stone faz uma série infinita de rankings e muitos deles são bem fraquinhos… esse eu curti e achei bem curioso, mesmo sendo bem mais centrado na visão norte americana. The 50 Worst Decisions in Music History (EN)
Crie um lineup para o festival dos sonhos, com base no histórico do seu Spotify (EN) https://www.instafest.app/
20 festivais de música 2023: o que rola no Brasil já no 1º semestre - também pela turma do OCLB. (PT)
MBTI: mitos e verdades sobre o “teste das 16 personalidades” (PT)
Top 100 photos of 2022, pela TIME (EN)
Já falei sobre o Alex por aqui, mas seu último post é excelente! Ideologias de ódio: o que educadores e educadoras preocupadas com o futuro podem fazer
Álbuns de 2022 que ouvi na última semana:
Honey Dijon - Black Girl Magic
Fieh - In the sun in the rain
Romare - Fantasy
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Vamos fazer algo juntos?
Se quiser colaborar comigo, fazer uma parceria ou pensar em outras oportunidades, é só chamar respondendo a este email ou no meu Linkedin.
Eu e o Rodrigo James, que produz a newsletter MALA - ótima newsletter sobre cultura e entretenimento - estamos bolando um podcast, por exemplo.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)