Marmitex | Edição 129 | Acabou a era das Social Media?
A Copa das controvérsias | O fim de uma era | Uma agenda de inovação | Invenções de 2022 | Indicados ao Jabuti | Boate já era? | Séries, discos e mais...
Esta é a 129ª edição do MARMITEX neste formato, 149 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Muito completa a apresentação produzida pela Box1824 para a Globo/SporTV, sobre todo o contexto complexo da Copa do Mundo 2022. Talvez essa seja a edição mais controversa do mundial, já repleto de tretas passadas. O material passa pelos escândalos da FIFA, os problemas com a força de trabalho e direitos humanos no Catar, a apropriação da camisa da seleção pela política no Brasil e mais… (PT)
Também tá rolando um doc na Netflix sobre os casos de corrupção na FIFA: Esquemas da FIFA (PT)
Copa do Mundo em números: Catar gastou R$ 1 trilhão, 20 vezes mais que Rússia (PT)
Ainda sobre o mundial de futebol, não falta conteúdo sobre o assunto por aí, mas gostei de ouvir os 5 episódios do podcast World Corrupt
Será que estamos vivendo o fim de uma era? As social media, predominantes e glorificadas em nossa cultura nos últimos 20 anos, vivem um momento de derrocada drástico, mesmo que ainda valham bilhões de dólares:
Será o esgotamento de um ciclo? Veja o artigo da The Atlantic: The Age of Social Media Is Ending It never should have begun. (EN)
Adorei esse artigo na GAMA: Emoções e as redes sociais: uma história de amor e ódio (PT)
Como o Twitter demitiu os funcionários no Brasil (PT)
Admiro pra caramba Gustavo Ziller. Nesse vídeo ele manda a real sobre esse papinho de trabalho duro dos empreendedores (sobretudo de tech) (PT)
Enquanto isso… Fundador do Orkut anuncia nova rede social com resgate de valores: 'gentileza e união' (PT)
O papel das escolas diante da epidemia de desinformação: O que aprender (e ensinar) sobre teorias da conspiração
Teremos um governo novo em 2022 e precisamos urgentemente de organizar uma agenda de inovação em curto, médio e longo prazo para o país. Aqui vão algumas sugestões:
Sempre genial Silvio Meira: “O caminho para uma transformação figital de Estado é uma composição de competências e habilidades de quem toma decisão e executa política pública (gestores), das pessoas (sociedade), das universidades e do mercado.”
Agora, a vez de Ronaldo Lemos “Uma agenda de tecnologia para o Brasil” (PT)
Também vale a pena conferir o relatório gratuito oferecido pelo pessoal do Distrito: Caminhos da inovação 2022 (PT)
Já viu a lista? Aqui estão as melhores invenções de 2022, pela TIME (EN)
Outra lista interessante para te ajudar a escolher sua próxima leitura: Conheça as indicações para o Prêmio Jabuti 2022, por categoria. (PT)
Boas dicas da turma do mailchimp: Três estratégias para conquistar novos negócios (para agências e autônomos) (PT)
Apesar de eu não concordar com a linha editorial ultra tendenciosa da The News, de vez em quando gosto de alguns conteúdos por lá… como este artigo da Folha: Por que jovens trocaram boates por festas grátis na rua e games na internet? (PT)
Tô amando a série "O Urso" ou The Bear, no Start+. A história passa por negócios, família, relações tóxicas no trabalho, masculinidade, vulnerabilidade e saúde mental... Tudo com ótimo ritmo, sacadas divertidas e um olhar sensível sem ser cafona. (PT)
No fim de semana, me distraí vendo “Inside Man” na Netflix. É divertida e super engaja a gente.
Outra distração tem sido a série Oldman, com Jeff Bridges, na Star+, uma espécie de Identidade Bourne madurão :)
A Bjork lançou um podcast Sonic Symbolism, uma espécie de review da própria carreira. Cada episódio explora um de seus álbuns.
E aqui vão mais 3 álbuns lançados em 2022, que curti na última semana para ampliar o repertório.
Kennebec - Without star or compass
Ben Marc - Glass Effect
Leitores Leite - Orkestra Rumpilezz - Moacir de todos os santos
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
E aí, vamos fazer algo juntos?
Se quiser colaborar comigo, fazer uma parceria ou pensar outras oportunidades, é só chamar respondendo a este email ou no meu Linkedin.
Eu e o Rodrigo James, que produz a newsletter MALA, ótima newsletter sobre cultura e entretenimento, estamos bolando um podcast, por exemplo...
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)