Marmitex | Edição 120 | A hora de voltar...
Pix internacional | Novidades na cidade | Vamos marcar um papo? | Você não é especial | Talentos negros em tecnologia e mais...
Esta é a 120ª edição do MARMITEX neste formato, 140 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
O PIX é um grande case de sucesso global. Agora, outros países estudam integrações ao sistema, para transferências internacionais, interconexões ou plataformas semelhantes inspiradas pela experiência brasileira (PT). 'Pix Internacional': solução que pode integrar pagamentos entre mais de 60 países é testada pelo BIS (PT)
Você não é especial, por Marcelle Xavier (PT)
The 100 Greatest Albums of All Time, da CONSEQUENCE (EN)
Mapa de talentos negros em tecnologia, por Afroya (PT)
A origem de 35 expressões populares brasileiras (PT)
Eruptions and a polar bear at play: Drone photo awards 2022 – in pictures (EN)
20 Winning Images from the 2022 iPhone Photography Awards (EN)
Coala e Carambola: curadores dos festivais selecionam 10 artistas para você ficar de olho (veio na news do OCLB) (PT)
Métricas de vaidade, tão frequentes no mundo dos negócios…Um papo importante que precisa avançar I’m Sorry, But Those Are Vanity Metrics (EN)
Science Photos of August, na NATURE (EN)
Historiador recupera documentos sobre a perseguição de agentes da ditadura aos bailes soul no Rio de Janeiro dos anos 70 (PT)
Lista de todos os filmes exibidos na Sessão da Tarde, por ano (PT)
The Most Successful Companies in America--and What They Reveal About the Future of Business (EN)
Discos da semana:
Koffee - Gifted
Elephant Gym - Dreams
Bruno Berle - No reino dos afetos
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
MEUS DOIS CENTAVOS: Voltando pra casa…
To ansioso pra chegar no Brasil, em BH (por enquanto). Bora marcar um café? Pensar no que podemos fazer juntos? No mesmo fuso-horário é mais fácil colaborar. Só chamar que a gente combina, basta responder a este email.
Saí de Belo Horizonte em 2019, na véspera da pandemia. Passei 2 anos em São Paulo, boa parte em isolamento. Daí, em novembro de 2021, tomei a decisão de experimentar a vida em vários lugares, como nômade digital. Falei mais sobre isso na Marmitex #104
Nessa volta à BH, pedi indicações de lugares novos para conhecer e como sei que a cidade tá cheia de novidades, resolvi compartilhar as dicas que recebi pelo instagram. Caso tenha outros lugares para recomendar, mandaí :)
Bar palito
Uluru café
Okinaki
Nuuu Restaurante
Novo Mercado Novo
Odeon hub
Florestal
Timbuca
Casa da uva
Cozinha Santo Antônio
Club de jazz do cafe
Turi, no ponteio
ASAK
CoZinha Santo Antônio
Belô cafeteria e doceira
Pacato BH
Roça capital
Forno da saudade
Forno da levindo
Odorico
Madame Geneva
Festival sensacional
Blues na Amadoria
Mina jazz bar
Bares pela democracia
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês agosto é: “A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio”, de Kaká Werá Jacupé.
Release da editora: “O Brasil é a terra dos mil povos, o seio que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra? Antropólogos se debruçaram sobre essa questão e deixaram contribuições definitivas para a compreensão desse capítulo da nossa história. A maioria das nações indígenas, no entanto, permaneceu calada, sofrendo passivamente as influências da civilização do homem branco, que chegou tão perto e, no entanto, optou por manter-se distante, atirando no esquecimento toda a riqueza da tradição, do pensamento e da espiritualidade indígenas. Um novo olhar foi inaugurado às vésperas do aniversário de quinhentos anos do descobrimento do Brasil, e este livro, que nos revela o caráter absolutamente universal dessas tradições, foi um de seus precursores.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Cara, eu sempre fico de comentar suas news e esqueço — mas hoje não será esse dia!
Parabéns demais pelo conteúdo, é uma das minhas newsletters favoritas justamente pela aleatoriedade e pela quantidade de links úteis e novos que vejo por sua causa
Vem me ajudado muito na busca por identidade agora que tô muito perto dos 30 hahaha
BH vai amar ter vc de volta. Te esperando com collab na cabeça. <3