Marmitex | Edição 118 | Não basta trabalhar, tem que influenciar
Iluminismo ou idade média? | Lições de inovação | Literatura LGBTQIA+ | Quiet Quitting | Fotografia | Podcasts e mais...
Esta é a 118ª edição do MARMITEX neste formato, 138 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
A grande disputa hoje não é entre democracia e autoritarismo, mas entre Iluminismo e Idade Média. De que lado você está? (PT)
10 lessons about innovation from working with 126 founders (EN)
Livros e dicas literárias LGBTQIA+ (PT)
O texto da Folha que explica melhor o que é o “quiet quitting”, trend que dominou as discussões no mundo do trabalho nos últimos dias. O termo é chic mas o saudoso Vampeta explicou muito bem o que é essa história, quando jogava no Flamengo: “eles finjam que pagam e eu finjo que jogo”. (PT)
Aqui vai um artigo longo, mas super detalhado e bastante realista sobre a dificuldade ao explicar inovação e tecnologia para os executivos: Um roteiro para explicar um projeto de Machine Learning (PT)
13 Groundbreaking Women Photographers (EN)
Fotos panorâmicas (lindas) do topo de igrejas (EN)
Um ranking com os melhores banheiros de museus pelo mundo (EN)
Já começou a ver House Of Dragons? Aqui vão uma série de infográficos que explicam a árvore genealógica da série - Targaryens (EN)
Estou assistindo DOPESICK, a série do Star+ que conta mais detalhes sobre a história da investigação da Purdue Pharma, que produziu o Oxycontin, que se tornou um dos pilares da epidemia de opioides nos Estados Unidos.
Dica de podcast que repassa a história política recente do Brasil. Passado a Quente, como chegamos até aqui
Você deve ter visto a notícia do grupo de empresários defendendo golpe via Whatsapp, não é? Esses grupos de empresários são um perigo! Fui convidado a participar de um, como consultor de inovação. Entre outras bizarrices, vi empresários conhecidos aplaudindo e estimulando o vandalismo na residência da Carmen Lúcia, em Belo Horizonte, lá em 2018… depois de alguns debates, acabei removido. Como o Telegram bolsonarista espalhou desinformação sobre Dom Phillips e Bruno Pereira (PT)
Sobre o tema acima: Como as diferentes gerações lidam com a desinformação? - no podcast da MIT Tech Review (PT)
Dica da Analu Siqueira: Politiquês - Uma crise chamada Brasil
Dois discos de 2022 que curti na última semana:
Raw Poetic - Laminated Skies
Los Kenya - Siempre Afro Latino
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Meus dois centavos: Peraí, além de trabalhar eu tenho que ser influencer da empresa?
Tá rolando um papo de que agora as empresas pretendem e já contratam colaboradores “influencers”. Basicamente, a ideia é que eles façam o que os “influencers” fazem: vendam uma imagem muito melhor do que a realidade de como é trabalhar naquele lugar, promovam a marca empregadora, atraiam talentos, etc. Se este não é o melhor exemplo de "rabo balançando o cachorro", não sei o que seria.
Partindo do exemplo do mercado em que atuo: consultorias de inovação - em alguma medida isso já acontece de forma menos condicionada. Há muitos profissionais que investem muito mais na aparência e na projeção, do que na qualificação profissional ou construção de resultados significativos.
Mas o que acontece quando isso passa a ser parte oficial do cargo ocupado? Seria um desvio de função ou a mera formalização do que já acontece no Linkedin? Como ficam os profissionais que trabalham de verdade e não se viram bem com a exposição? Fato é que é bom ir preparando sua dancinha, porque performar no TikTok virar parte da avaliação do seu bônus. Abaixo mais sobre o tema:
Na briga por talentos, funcionários viram influencers das empresas (PT)
Funcionários-influencers são recebidos de braços abertos pelas marcas (PT)
Aí vai um gerador automático de posts no Linkedin (EN)
Workporn - o trabalho distorcido pelo Social Employer Branding
Os perigos de ser sequestrado pela sua audiência
REFLITA…
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês agosto é: “A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio”, de Kaká Werá Jacupé.
Release da editora: “O Brasil é a terra dos mil povos, o seio que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra? Antropólogos se debruçaram sobre essa questão e deixaram contribuições definitivas para a compreensão desse capítulo da nossa história. A maioria das nações indígenas, no entanto, permaneceu calada, sofrendo passivamente as influências da civilização do homem branco, que chegou tão perto e, no entanto, optou por manter-se distante, atirando no esquecimento toda a riqueza da tradição, do pensamento e da espiritualidade indígenas. Um novo olhar foi inaugurado às vésperas do aniversário de quinhentos anos do descobrimento do Brasil, e este livro, que nos revela o caráter absolutamente universal dessas tradições, foi um de seus precursores.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)