Marmitex | Edição #116 | Quase não deu....
Newsletters para acompanhar, os melhores sanduíches, bafômetro de covid, livros sobre música, um app para parar de trabalhar e mais...
Esta é a 116ª edição do MARMITEX neste formato, 136 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
Inscreva-se. Aqui é tudo 100% gratuito e independente. Inscreva seu e-mail e receba toda semana :)
NESTA SEMANA
Duas novidades no mundo das newsletters:
1 - O bom da vida, escrita pela Natália Dornelas.
2 - Muni, a newsletter da LINTE, uma das startups mais legais do Brasil, fundada pelo Gabriel Bagno.
Aqui vai o perfil de um designer/artista/cartazista brasileiro super talentoso: Fica Calma, Joana
Fotografia: World sports photography awards (EN)
Os filmes e séries em língua estrangeira (não inglês) mais assistidos do mundo (PT)
Por que a bilionária Mackenzie Scott está preocupada com a educação política no Brasil? (PT)
Teste de bafômetro para Covid em 3 minutos?
O metaverso não será brasileiro. Mas a web3 poderá ser. Para Ronaldo Lemos, do ITS, temos mais chance de ser competitivos com tecnologias livres e que não demandem infraestrutura pesada. (PT)
Sobre racismo algorítmico (PT)
Toma meu dinheiro! The iconic Atari 2600 console gets the Lego treatment
As grandes obras de Gustav Klimt, meu artista favorito (EN)
11 dicas de leitura de Stanford. (EN)
Um app que te força a parar de trabalhar. (EN)
Bons livros (em inglês) sobre música (EN)
Quer ser nômade digital? 46 countries with Digital Nomad VISA
Fear factor: Overcoming human barriers to innovation
11 laws driving success in tech: Amazon’s 2-pizza rule, the 80/20 principle, & more
Os 200 melhores discos de Hip Hop de todos os tempos.
23 of the world's best sandwiches. Esses caras ainda não conhecem o pão de queijo com pernil e queijo canastra na chapa.
Adorei este episódio do Boa Noite Internet:
Praticamente todas as newsletters que li falavam algo sobre Sandman. Honestamente, não curti. Achei saturado, caricato e sem ritmo. Sabe essas séries que só fazem sentido para quem é ultra fã? Pois é…
Por outro lado, adorei PISTOLS, série produzida por Danny Boyle, sobre os Sex Pistols, na Star+.
Pra fechar, aí vão 3 discos de 2022 que ouvi na última semana:
NoSo - Stay Proud of me
Nyamekye Junction - Dasein
Magi Merlin - Gone Girl
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Quase não deu…
… pra fazer o Marmitex desta semana. Tive um pequeno acidente doméstico em que espatifei a tela do meu notebook. Daí foi uma correria infernal para encontrar manutenção (em turco), pedir a troca de tela, vender um rim pra pagar o conserto e aqui estamos.
Essa edição é assim, meio que na correria, mas é o que tem pra hoje, beleza? Seria a primeira ausência em 136 semanas… Não que eu ache que as pessoas fazem questão de receber esta newsletter. É que a construção do hábito se dá assim, através do comprometimento comigo mesmo, mesmo que faça pouca diferença para os outros.
O exercício do Marmitex é uma dinâmica proposta para organizar minhas próprias referências e, a partir daí, compartilhar com as pessoas. Se faz sentido pra você, que ótimo que nos encontramos em algum ponto. Se não faz, tudo bem também. Entre e fique a vontade, saia quando quiser, traga quem quiser, colabore quando puder.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês agosto é: “Happycracia: Fabricando cidadãos felizes”, por Edgar Cabanas e Eva Illouz.
Release da editora: “Em análise provocativa, o psicólogo Edgar Cabanas e a socióloga Eva Illouz traçam a gênese e desenvolvimento do campo da "psicologia positiva", responsável pela ideia de que a felicidade é o maior objetivo da vida, e que basta força de vontade para alcançá-lo. Os autores revelam a ideologia por trás do sucesso financeiro e midiático dessa tendência pseudocientífica.
Neste livro, Cabanas e Illouz fazem uma crítica demolidora da noção de felicidade criada pela psicologia positiva. Felicidade passou a ser sinônimo de "uma atitude passível de ser engendrada pela força de vontade; resultado do treino de nossa força interior e nosso eu autêntico; única meta que faz a vida valer a pena; o padrão pelo qual devemos medir o valor de nossa biografia, o tamanho de nossos sucessos e fracassos, e a magnitude de nosso desenvolvimento psíquico e emocional". Qual a origem dessa noção de felicidade? Como ela é sustentada, e por quem? Em nome de quê é defendida? E, finalmente, quais as consequências da defesa de tal noção? Mais que um valor, um sentimento ou uma forma de avaliar um percurso de vida, a felicidade torna-se uma cultura que transforma cada pessoa em uma empresa autogerida, orientada para a maximização de ganhos.
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)