Marmitex | Edição #113
Alguns artigos que "ganhei" de presente, artistas para você descobrir, novidades no cinema, as tatuagens mais buscadas, um podcast sobre podcasts e mais...
Esta é a 113ª edição do MARMITEX neste formato, 133 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
A brilhante Patrícia Cotton compartilhou dois excelentes links comigo:
A nova fobia coletiva: Falta um pouco de não saber; sobram certezas (PT)
Fomos desapropriados de nossas vidas | Como a gente se transforma? #2 (PT)
O especial da semana da GAMA trouxe este: Como ensinar honestidade para as crianças (PT)
A também brilhante Marcelle Xavier escreveu no Linkedin Relações de duplo vínculo e organizações esquizofrênicas (PT)
Nossa experiência com arte, geralmente é muito influenciada pela cultura européia, branca e masculina. Há vários movimentos que, aos poucos, estão transformando a curadoria dos principais museus e exposições pelo mundo. Ampliar as referências é fundamental e aqui vão algumas para você conhecer:
Sete jovens artistas presentes no Panorama de Arte Brasileira que você precisa conhecer (PT)
6 Contemporary African Artists You Should Know (EN)
Gosto bastante da sessão Verbete Draft, que explica termos contemporâneos em inovação e negócios. Nesta semana, falam sobre genética, respondendo: o que é CRISPR? (PT)
Uma calculadora que te conta quantas horas você gasta na Netflix (EN)
Os próximos lançamentos da Marvel (adoro, não todos, mas e daí?)(PT)
Monitoramento de funcionários: entenda a importância de evitar a prática (PT) - deveria ser óbvio, né?
Tatuagens que os brasileiros mais buscaram no Google em 2022.
O TikTok é a televisão da geração Z (PT)
A diversidade tornou-se a palavra da vez na hora das contrações, mas ela tem servido de alguma coisa? Uma campanha da Firma Preta tenta responder a questão via Carvalhando (PT)
Na última semana, assisti ao Tudo em todo lugar ao mesmo tempo. Mesmo detestando algumas passagens, super recomendo pelo todo. Vá com a mente aberta e depois de assistir, procure alguma leitura ou podcast que ajude na digestão da quantidade de referências.
Saudades de Game Of Thrones, né minha filha?
Wakanda Forever vem aí…
Um podcast sobre podcasts com o cara do Spotify, feito pelo The Shift, ótima newsletter sobre inovação no mundo corporativo:
A lista da Rolling Stone com 200 greatest dance songs of all time (e a primeira é a minha favorita!) (EN)
Toda semana eu tento trazer álbuns lançados em 2022 pra dar aquela atualizada nas playlists. Do contrário, a gente acaba ouvindo sempre a mesma coisa. Na última semana eu ouvi e curti:
Sun Ra Arkestra Meets Salah Ragab in Egypt
Spoon - Lucifer On the Sofa
Syd - Broken Hearts Club
Pra fechar, me divirto com os posts de Pedro Vinicio no Instagram:
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês julho é: “Umbandas, uma história do Brasil”, do Luiz Antônio Simas.
Release da editora: "O historiador Luiz Antonio Simas frequenta terreiros de umbanda desde a mais tenra idade. Balizado pela história do Brasil e amparado pela própria trajetória, Simas elabora aqui um estudo inédito, original, que se propõe a contar a história do país à luz das umbandas — de tão brasileira que é, a umbanda se torna plural. Por isso, já no título deste livro a palavra não vem no singular. A diversidade do país, segundo o autor, se manifesta nas várias umbandas existentes, que se multiplicaram em histórias como a de sua avó, alagoana criada em Pernambuco e que se mudou para o Rio de Janeiro carregando consigo suas crenças e ritos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)