Marmitex | Edição #111 | Processos seletivos escolhem o que?
Mais sobre as startups brasileiras, o capitalismo que te deixa solitário, booktokers, o fim da ressaca, bar para esportes femininos e mais...
Esta é a 111ª edição do MARMITEX neste formato, 131 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
Aqui é tudo gratuito e 100% independente
Se puder, indique para outras pessoas.
NESTA SEMANA
Seguindo a série de referências sobre o que está acontecendo com o ecossistema de startups neste momento de escassez de capital, segue uma ótima matéria da newsletter Manual do Usuário: O que está acontecendo com as startups brasileiras? (PT)
O capitalismo está fazendo você se sentir solitário. Não é um palpite, é uma pesquisa. E o argumento faz sentido. (PT)
Bienal do Livro de São Paulo mostra força do TikTok entre jovens leitores. Booktokers são uma super trend na rede. (PT)
Entenda como funciona o comprimido contra ressaca, lançado no Reino Unido (PT)
Mas calma, existe uma versão nacional. Pílula antirressaca brasileira? Conheça o suplemento que reduz sintomas da ressaca (PT)
Essa plataforma de visualização de dados históricos é massa! https://histography.io/
Na newsletter Nexialist, que eu adoro, saiu esse chart: 33 Problems With Media in One Chart (EN)
O ranking das comidas mais e menos viciantes. Concorda? Eu não (EN)
Falando em capitalismo…. (via Sh*ft festival)
Transforme sua caligrafia em uma fonte exclusiva https://www.calligraphr.com/en/
Meritocracia para quem? A interseção entre renda, raça e desempenho no Enem (PT)
A história da Balsa, um dos meus bares favoritos em SP, independente das modinhas… (PT)
Mas afinal, como os artistas ganham dinheiro com streaming? Com essa plataforma dá pra entender o modelo de negócios de forma mais visual (EN)
Uma ideia pra testar no Brasil: Já reparou que praticamente não existem bares que transmitem esportes femininos? Ela não encontrava uma opção, por isso abriu o primeiro, exclusivo para transmitir competições femininas (EN)
Na última semana assisti poucas coisas, pois estava de mudança. Agora já estou estabelecido e pretendo retomar. Tava vendo a série Pam&Tommy, na Star+, que é muito bobinha, mas conta a história da primeira sex-tape, que segundo muitos, acelerou inclusive a difusão do uso da internet. A produção tem momentos bem apelativos e ao mesmo tempo mostra o quanto as mulheres são vítimas graves de algo que para os homens, passa a ser motivo pra tirar onda. A reconstituição da década de 90 é ótima, mas não sei se indico, veja por sua conta e risco.
Tentei ver Only murders in the Building, mas não me pegou não….
3 álbuns de 2022 que ouvi e curti durante a semana para você descobrir:
Shay Hazan - Reclusive Rituals
Spiritualized - Everything was beautiful
Pip Bloom - on Audiotree Live
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Meus dois centavos: Os processos seletivos escolhem o que?
Há algo pra gente pensar e talvez questionar sobre processos seletivos. As empresas se queixam da dificuldade em encontrar talentos, no entanto, repetem, insistem, automatizam e escalam as mesmas formas de recrutar.
O que se encontra é um mar de mesmice, que favorece fórmulas prontas, SEO de currículos, padronização de perfis, robôs de triagem e resultados que, em geral, nos levam à média, ou seja, medíocres.
A transformação das organizações passa essencialmente pela transformação da área de pessoas, que deveria ser, desde sempre, a mais estratégica em qualquer empresa. No entanto, o mercado ainda favorece os clichês da engenharia, finanças ou gestão.
Boa parte das vagas disponíveis descreve um perfil especialista, baseado em características técnicas, como um checklist para escolher o melhor computador. Daí eu pergunto:
Como fazer um checklist para aspectos subjetivos, comportamentais e humanos?
Onde estão as oportunidades para os generalistas?
Por que tanta valorização da especificidade técnica, quando já temos evidências que a complexidade estratégica ou a inteligência emocional são diferenciais muito mais significativos entre profissionais?
Enfim, a maioria das empresas busca os melhores talentos, usando os mesmos filtros, métodos viciados e vieses ultrapassados.
Será que há espaço e coragem para desafiar o modelo atual e ser diferente? Muita gente diz que sim, mas na hora de fazer, o medo as leva a repetir os mesmos padrões de sempre: carne ou máquinas ao invés de cérebros.
Em 2019, escrevi um artigo que falava um pouco sobre isso: https://lnkd.in/d5Pwur-T
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês julho é: “Umbandas, uma história do Brasil”, do Luiz Antônio Simas.
Release da editora: "O historiador Luiz Antonio Simas frequenta terreiros de umbanda desde a mais tenra idade. Balizado pela história do Brasil e amparado pela própria trajetória, Simas elabora aqui um estudo inédito, original, que se propõe a contar a história do país à luz das umbandas — de tão brasileira que é, a umbanda se torna plural. Por isso, já no título deste livro a palavra não vem no singular. A diversidade do país, segundo o autor, se manifesta nas várias umbandas existentes, que se multiplicaram em histórias como a de sua avó, alagoana criada em Pernambuco e que se mudou para o Rio de Janeiro carregando consigo suas crenças e ritos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)