Marmitex | Edição 109
E deu canastra | Acabou a farra | O peso das notícias | Criatividade | #mulherdepreso | Músicas e livros
Esta é a 109ª edição do MARMITEX neste formato, 129 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
Aqui é tudo gratuito e 100% independente
Compartilhe seu Marmitex e indique para outras pessoas.
NESTA SEMANA
Como tornar seu cérebro mais propenso à criatividade (PT)
Livros premiados: Uma plataforma que indica e organiza livros brasileiros e estrangeiros premiados em todas as categorias. (PT)
Acabou a farra do capital em abundância e segue o arrocho no mercado financeiro, com impactos profundos, sobretudo nas startups:
Passoni, ex-SoftBank: “Passado o boom, empresas serão vendidas por quase nada” (PT)
'Fui demitida com 35 colegas por vídeo': as demissões em massa por startups brasileiras (PT)
É possível demitir com empatia? O Airbnb mostrou que sim (PT)
É obvio que o cenário atual afeta as pessoas no ambiente de trabalho. Veja o artigo da Harvard Business Review: Stressed, Sad, and Anxious: A Snapshot of the Global Workforce (EN)
50+ business models examples (EN)
Amamos caixas de ferramentas online gratuitas: https://www.nosignup.tools/
Os excessos da balada em tempos de inflação - A sede por encontrar amigos e familiares era gigante, e parecia uma realidade próxima depois da vacina – até a conta do cartão de crédito chegar (PT)
Uma viagem musical ao som de um ícone brasileiro, Gilberto Gil, por Google Arts & Culture (PT)
A Journey Through Every Billboard Top 5 Hit to Find Music’s Greatest Era
Estas fotos raras tiradas por drones mudaram a maneira como vemos o mundo (PT)
Algo que todo mineiro (como eu) já sabia… Canastra é o melhor queijo
Usam a hashtag #mulherdepreso, chamam-se de "cunhadas" - já que os maridos são considerados irmãos na cadeia -, e fazem parte de uma comunidade online com mulheres na mesma situação, criando uma rede forte de apoio e acolhimento. O que veio na sequência? Milhões de visualizações, likes e seguidores. (PT)
Agora a listinha semestral da TREBLE: The 33 Best Albums of 2022 So Far (EN)
Fast Company Brasil traduziu uma lista de 10 ótimos livros (em inglês) sobre tecnologia para você ler neste inverno (PT).
16 cientistas brasileiras que fizeram história (PT).
Na semana passada, escrevi um artigo sobre o quanto tava difícil e doloroso acompanhar as notícias no Brasil (e no mundo). Daí eu repensei a publicação por receio de ser mal interpretado. Eis que me deparo com os dois posts abaixo, que refletem exatamente o que eu queria expressar no artigo não publicado: Quem lê tanta notícia?
Detox da distopia
Um papo esclarecedor sobre a Lei Rouanet e seus mitos no Papo de Segunda:
Os discos lançados em 2022 que to ouvindo nessa semana:
Wet Leg - Wet Leg
Mitski: Laurel Hell
Ibibio Sound Machine - Electricity
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz toda a diferença pra gente!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês julho é: “Umbandas, uma história do Brasil”, do Luiz Antônio Simas.
Release da editora: "O historiador Luiz Antonio Simas frequenta terreiros de umbanda desde a mais tenra idade. Balizado pela história do Brasil e amparado pela própria trajetória, Simas elabora aqui um estudo inédito, original, que se propõe a contar a história do país à luz das umbandas — de tão brasileira que é, a umbanda se torna plural. Por isso, já no título deste livro a palavra não vem no singular. A diversidade do país, segundo o autor, se manifesta nas várias umbandas existentes, que se multiplicaram em histórias como a de sua avó, alagoana criada em Pernambuco e que se mudou para o Rio de Janeiro carregando consigo suas crenças e ritos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)