Marmitex | Edição #100 | Já dá pra pedir música no Fantástico?
Popularidade relativa, governabilidade, Magic, TwitterX e mais...
Photo by Marcel Eberle on Unsplash
Esta é a 100ª edição do MARMITEX neste formato, 120 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
Chegamos a 100 edições, temos quase 13.000 assinantes no Substack e pouco mais de 1.500 no Linkedin. Daí sempre fica aquela dúvida, será que isso é muito ou pouco? Como traçar um paralelo aos milhares de seguidores acumulados por influencers nas redes sociais, como Instagram ou Youtube? Pois é, o tipo de engajamento e o perfil de interesse de uma newsletter são completamente diferentes e a Beatriz Guarezi falou melhor sobre isso na news Bits to Brands (PT)
Li na GAMA: “Qual a sua opinião? Nestes tempos em que há mais espaço para todo mundo dar a sua, como convencer amigos e familiares a mudarem de ideia, escolher as suas batalhas nas redes sociais e estar atento para que o debate não fique comprometido. Gregorio Duvivier, Bianca Santana, Chico Barney e outros nomes falam a Gama sobre a era da opinião” (PT)
Um projeto de mineração ameaça a Região Metropolitana de BH e pode trazer graves impactos para a saúde, qualidade de vida e segurança hídrica da população. Se puder, apoie o Tira o pé da minha Serra! (PT)
Acompanho a Helena Margarido, especialista em cripto, e recomendo seu conteúdo. Aqui, o título da palestra não importa tanto, mas ela explica qual a diferença entre o Metaverso e o antigo Second Life (e o que as criptos têm a ver com isso) (PT)
Maioria dos executivos admite: suas empresas praticam greenwashing (PT)
Um bom artigo da Harvard Business Review sobre segurança psicológica em times ágeis: Agile Doesn’t Work Without Psychological Safety (EN)
Independente das convicções políticas de cada um, que evito discutir aqui, já repararam como os principais nomes de apoio Bolsonarista estão concentrando seus esforços para formar uma bancada dominante através de candidaturas ao Senado Federal? Seja quem for o vencedor, a governabilidade está em jogo tanto no Senado, quanto na Câmara e historicamente o brasileiro se importa pouco com seus votos para deputada(o) ou senador(a). A qualidade da presidência vai depender muito da sustentação parlamentar.
Plantas e jardins em LEGO? Pois é, tá rolando e parecem incríveis! (EN)
Já indicamos 2 livros e 2 podcasts sobre o tema por aqui, mas se você prefere algo mais rápido, esse artigo tá bem completinho: Pesquisas mostram que psilocibina tem ótimos resultados em tratamento de depressão (PT)
MIT Tech Review: Why venture capital doesn’t build the things we really need (EN)
A Cecilia Rivera indicou: "Empathy" a beautiful quiz, for Marmitex https://thinkincolour.eu/
Outro dia eu indiquei aqui a série sobre a dinastia dos Lakers da década de 80 na NBA, na HBO Max. Pois é, eu adoro e tem sido um sucesso de público, mas especialistas e as pessoas reais representadas na série estão descendo a lenha na história, dizendo que tá repleta de furos e inconsistências. Bom, agora tem um documentário sobre o Magic Johnson na Apple+, chamado “They Call Me Magic” com depoimentos dos protagonistas dessa história.
Uma pesquisa de Stanford com 3 milhões de músicas chegou a algumas conclusões sobre o que separa os fazedores de sucessos, daqueles artistas de uma música só: What Separates the Hitmakers from the One-Hit Wonders (EN)
Essa entrevista do Chico Bosco no podcast Daria um Livro tá muito boa!
Dicas pra ouvir: trilhas sonoras da semana
Tha Retail Simps - Reverberant Scratch: 9 shots in tha dark
Dino d’Santiago:
*** As siglas PT (português) e EN (inglês) na frente dos links se refere ao idioma da publicação.
MEUS 2 CENTAVOS: Direto do @coisasquesoucontra, quando vejo que o Elon Musk comprou o Twitter
Será que privatizar a "liberdade de expressão” é uma boa ideia?
Vivemos um dos períodos da história recente com maior concentração de renda e aumento da desigualdade no mundo. Será que faz sentido sermos tão hipnotizados por super-bilionários?
Concorda? Discorda? Antes de sair, não se esqueça de deixar sua curtida ou comentário pra gente, por favor.
PRA ACOMPANHAR
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês abril é: Ensinando pensamento crítico: Sabedoria prática, da Bell Hooks.
Release da editora: "A existência humana é, porque se fez perguntando, a raiz da transformação do mundo. Há uma radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de perguntar." É com esta citação do educador brasileiro Paulo Freire que a educadora negra estadunidense bell hooks inicia o livro Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática.
O livro trata de inúmeros temas, como descolonização, engajamento, integridade, colaboração, transmissão oral de conhecimento, imaginação, humor, conflito, espiritualidade, sexo e, é claro, raça, gênero e classe — temas que marcam a obra de Bell Hooks de maneira transversal.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)