Tudo bem por aí? Espero que sim…
Esta é a 97ª edição do MARMITEX neste formato, 117 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho minha curadoria semanal gratuita de filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts design, entre outros temas e referências. Direto ao ponto, sem textão.
Se curtir e puder, passe essa marmita adiante :)
Não deixe de me enviar dicas legais. É só responder ao email.
NESTA SEMANA
Com base nos retornos da cobertura do SXSW, agora tem uma sessão nova no Marmitex, chamada "Meus 2 Centavos” onde opino sobre um tema por semana.
"Julia Hobsbawm, a criadora do termo Nowhere Office, e o manifesto da vida no trabalho" (PT)
Se você curte um autor, digite seu nome nesta plataforma e veja outros autores relacionados. (EN)
50 razões para amar o mundo, pela BBC Travel (EN)
"Apesar de caminhar para a diversidade, mercado ainda tropeça para ser inclusivo" (PT)
Como criar um podcast: processos e dicas (PT)
Uma super caixa de ferramentas em design: Discover highly useful Design Resources & Tools (EN)
Adoro os livros do Adam Grant e saiu uma matéria legal sobre seu último livro, que ainda não li, mas que tá na listinha pra esse ano “Pense de Novo” - Por que nos prendemos a visões antigas em vez de abraçar novas ideias (PT)
De Cancel para Counsel Culture (EN)
O TikTok está moldando nossa cultura? (PT)
O mapa da felicidade global… Mapped: Global Happiness Levels in 2022
Pra ver a pesquisa completa.
Faz tempo que a temporada de premiações (Oscar, Grammy, Golden Globe) faz cada vez menos diferença e tem menos audiência… bom, pra quem ainda curte acompanhar, tão aqui os principais resultados do Grammy. (PT)
Destaco o Jon Baptiste, que indiquei entre os melhores discos do ano passado aqui no Marmitex e foi o grande vencedor da noite. É muito bom!
MEUS 2 CENTAVOS
É inevitável notar o quanto toda uma geração de empreendedores, que já foi considerada genial, vem sendo detonada por escândalos e controvérsias em vários filmes, séries e livros a respeito dos absurdos que cometeram na construção de seus unicórnios. Desde Steve Jobs na Apple, passando por Facebook (META), até os casos da Theranos, WeWork e do Uber, esse ponto de vista geralmente execra as personagens dos fundadores e preserva os investidores, que fomentam um sistema tóxico de maximização do retorno financeiro.
Por favor, não me leve a mal, esses empreendedores, que já foram glorificados pelos mesmos que os criticam, merecem toda a crítica que estão recebendo. Até mais que isso, na maioria dos casos, ainda não os vimos pagar pelos danos que causaram, sobretudo aos menos poderosos. No entanto, acho que estamos nos esquecendo dos grandes financiadores que alimentam esse mecanismo.
Ao invés de olharmos para os problemas sistêmicos da dinâmica de incentivos entre investidores e empreendedores, ignoramos os vícios de quem estimula e financia a farra. Eu sei, adoramos um vilão carismático para odiar e despejar toda a culpa. Acontece que, enquanto as mesmas histórias não forem usadas para problematizar a postura dos fundos de investimento, dos reguladores e do mercado como um todo (junto com os empreendedores vaidosos e megalomaníacos), estaremos destruindo a parte mais fraca de um problema maior para proteger um sistema ruim, como se fossem casos pontuais ou "algumas maçãs podres", o que não é verdade.
PRA ACOMPANHAR
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês abril é: Ensinando pensamento crítico: Sabedoria prática, da Bell Hooks.
Release da editora: "A existência humana é, porque se fez perguntando, a raiz da transformação do mundo. Há uma radicalidade na existência, que é a radicalidade do ato de perguntar." É com esta citação do educador brasileiro Paulo Freire que a educadora negra estadunidense bell hooks inicia o livro Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática.
O livro trata de inúmeros temas, como descolonização, engajamento, integridade, colaboração, transmissão oral de conhecimento, imaginação, humor, conflito, espiritualidade, sexo e, é claro, raça, gênero e classe — temas que marcam a obra de Bell Hooks de maneira transversal.”
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
Viu algo legal por aí? Compartilha comigo!
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)