Marmitex | #126 | As eleições já te esgotaram?
Redatores Fantasmas | Como ser mais generoso? | Harmonia com nós mesmos? | Os 7 pecados do Greenwashing | Contramão canábica | Som na faixa | Waze e os festivais e mais..
Esta é a 126ª edição do MARMITEX neste formato, 146 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Mais alguém por aqui está sofrendo de "Esgotamento Eleitoral”? (PT)
50 formas simples para exercitar sua generosidade (EN)
Mapa da infidelidade mostra que 50% dos homens reservam dinheiro para gastar com amante (PT)
“Quase nunca a gente é totalmente harmônico com quem somos” (PT)
Cê sabia que cresce cada vez mais a contratação de redatores fantasmas para produzir conteúdo para executivos em seus perfis no Linkedin? (PT)
Cannabis medicinal: Conselho Federal de Medicina vai na contramão do mundo (PT)
Precisamos de novas formas de medir o desempenho dos funcionários (PT)
Os sete “pecados” do greenwashing – e por que evitá-los (PT)
Mais uma do Linkedinho … Confiram o Garimpo Criativo do João Marcelo Meira, Creative Director da Komuh. Já comentei com ele pra transformar em newsletter (PT)
What people get wrong about innovation - Alexander Osterwalder
10 food trends to look out for in 2023, according to Whole Foods (EN)
Comedy Wildlife Photo finalists – in pictures (EN)
O que o WAZE pode nos dizer sobre o impacto de festivais musicais em uma cidade? (PT)
Semana passada eu falei sobre a série Som Na Faixa, sobre a criação do Spotify, na Netflix. Terminei e gostei demais da forma escolhida para trazer 6 perspectivas sobre uma mesma história. A produção é tipo novelinha de segunda categoria, mas me marcou o último episódio, que aborda o impacto da plataforma na precarização da condição dos artistas.
Novidades sonoras:
O lançamento do Djonga - O Dono do Lugar
Tapioca - Voyage
Tomberlin - I don’t know who needs to hear this
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Essa do Conselho de Medicina foi demais. Os caminhos são longos...