Marmitex | #125 | Os títulos de emails andam te irritando?
Futuro do trabalho | Engajamento dos mais novos | Fotógrafos de Rua | Design Thinking na prática | Instituto Amuta | Modelos de negócios para newsletters e mais...
Esta é a 125ª edição do MARMITEX neste formato, 145 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin.
As palavras escritas em ROXO (ou em tom diferente) são links clicáveis.
NESTA SEMANA
Não sei vocês, mas tô muito incomodado com os títulos (ou assuntos) dos emails comerciais que ando recebendo. Percebo que estão cada vez mais apelativos para instigar o clique a qualquer custo. Parece que qualquer artimanha vale para aumentar a taxa de abertura. A obsessão por métricas deixa o marketing digital cada vez mais tóxico. Será que to exagerando ou você também já percebeu isso?
Nem tudo que ele diz é novidade, mas gostei da entrevista: “O futuro do trabalho exige nova mentalidade e ferramentas”, diz Gary Bolles, da Singularity University" (PT)
Maioria dos jovens de 18 a 24 anos permanece dentro de uma empresa até 2,9 meses; a partir dos 50 anos, esse número sobe para 10 anos ou mais (PT)
Sabe aquele meme do "Como eu me sinto quando...." ??? Pois é, nesse vídeo curtinho eu (com a barba bem menos branca) falo sobre a experiência de trabalhar com Design Thinking e inovação nas organizações de um jeito bem simples.
Top 10 fotógrafos de rua pelo mundo (EN)
Não deixe a conversa morrer. Não deixe a conversa acabar (PT)
Nos dias 18, 19 e 20 de novembro o Instituto Amuta vai realizar uma imersão de 3 dias na sua metodologia de Design de Experiências e Rituais. O evento vai acontecer na Fazenda Santa Esther (próximo de SP) e tem vagas limitadíssimas. Para saber mais: https://www.institutoamuta.com.br/imersao-dc
Mais uma do Instituto Amuta: tá no ar a segunda temporada do seu podcast, o Amor em Pauta. O podcast conta com 3 quadros: entrevistas com especialistas, faíscas - um mix de cartas de amor, música e poesia, e pílulas com pequenas doses de reflexões para ampliar o olhar.
Comecei a assistir a série sobre a criação do Spotify e to curtindo, apesar da produção ser meio fraquinha. No caso, me interesso mais em conhecer a história: Som na faixa, na Netflix
A relação entre o substack e a creator economy (EN)
Ainda sobre newsletters, esse artigo sobre os modelos de negócio é ótimo!
Eu quero ver a startup que vai “disruptar” os cartórios (PT)
How to Drive Business Growth By Fostering Your Community (EN)
Olha o lançamento na área! A Tônia Casarin apresenta seu novo livro “Liderança Exponencial” (PT)
Semana passada eu perguntei qual o formato preferido para o Marmitex. Com base no resultado, vou seguir mesclando edições com e sem textos autorais.
Álbuns lançados em 2022 para você conhecer:
King Garbage - Heavy Metal Greasy Love
Maria Chiara Argiró - Forest City
Obirin Trio - Origem
SUSTENTO, gravura inédita do @JMEmediato. Só 6 unidades disponíveis
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura até o fim de 2022 é: “O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade”, de David Graeber e David Wengrow.
Release da editora: “Durante séculos, nossos ancestrais foram considerados primitivos e infantis, sendo divididos em duas categorias: iguais, livres e inocentes ou guerreiros e brutais. Com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Thomas Hobbes, a ideia que perdurou ao longo dos anos foi a de que só poderíamos alcançar a civilização sacrificando essas liberdades ou domesticando nossos instintos mais básicos.
Neste livro revolucionário, o antropólogo David Graeber e o arqueólogo David Wengrow demonstram como essas teorias que emergiram no século XVIII foram uma reação à crítica feita por povos indígenas à sociedade europeia ― e por que elas estão erradas. Ao oferecer essa nova perspectiva, os autores questionam tudo o que conhecemos sobre as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria civilização, iluminando outras formas de liberdade e organização social e nos convidando a imaginar qual futuro desejamos para nós mesmos.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Já tem um bom tempo que os títulos dos e-mails já estão demais.