Marmitex | #121 | O que significam os nomes dos cargos?
Nostalgia | Falácia do foco nas pessoas | Jedis explicados | Blade Runner | Melhores Bares | Sigilo de 100 anos | Guerra Cultural e mais...
Esta é a 121ª edição do MARMITEX neste formato, 141 desde janeiro de 2020. Aqui compartilho dicas semanais gratuitas de conteúdo: filmes, séries, livros, artigos, fotografia, discos, podcasts, etc. Não tem tema específico, procuro abordar assuntos diversos e relevantes. Direto ao ponto, sem blá-blá-blá.
Agora a gente também está na plataforma de newsletters do Linkedin. É um espelho daqui e você pode escolher onde acompanhar.
NESTA SEMANA
Para cada executivo que diz que o foco tá nas pessoas e não na tecnologia, pergunte (PT)
Cringe com orgulho: Marcas dos anos 1980 vivem revival (PT)
Essa lista ficou bem bairrista e começou super concentrada no eixo Rio-SP. Da metade pra frente, traz mais bares de outros lugares. Conheça os 100 melhores bares do Brasil no ranking da CASUAL Exame (PT)
Como funcionam os sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro? (PT)
GAMA: A febre dos podcasts eróticos, um livro com ilustrações quentes para colorir, as imagens provocantes de um fotógrafo censurado em seu país e outras dicas da redação sobre o tema sexo e prazer (PT)
Fotógrafo usa inteligência artificial para criar imagens de como celebridades como Freddie Mercury, Kurt Cobain ou Janis Joplin estariam hoje
Um report curioso sobre o uso de EMOJIs em 2022. (EN)
Relatório vazado do Instagram mostra que a maioria dos Reels não tem engajamento (PT)
Aí sim! Discos de vinil, feitos de bioplástico (EN)
Tô vendo House of Dragons na HBOMax (e curtindo, sem chatice de fã) e a nova temporada de SEE, na Apple+. Não são imperdíveis, mas ótimas distrações.
Amazon is making a Blade Runner TV show (EN)
Every Jedi & Sith From Star Wars Explained By Kevin Smith | WIRED
Instrumental, ótima como trilha para concentrar. Dica da Taísa Marotta
Uma indicação brasileira: Ítalo - O time da Mooca
Novo álbum do John Legend - Legend
Novo da Santigold - Spirituals
Novo podcast do Adam Grant, Re: Thinking
Um episódio sobre Guerra Cultural
** as siglas correspondem ao idioma da publicação (PT) é para links em português e (EN) em inglês
MEUS DOIS CENTAVOS: O que significam os nomes dos cargos?
Fala a verdade comigo:
. Você sabe, com segurança, a diferença entre Head, Lead, Manager, Sr. Manager e C-level, Partner, Associate, etc?
. Será que existe um padrão entre as organizações para desenhar suas posições e remunerações de forma que faça sentido no mercado?
. Recentemente, vi posições de Gestão Sênior sem equipe; Head com salário de especialista; Lead acima de C-Level; CEOs de MEI e por aí vai…
. Outra história que achei curiosa é o exercício criativo para criar novos nomes para posições que não existiam, ou que continuam iguais, mas precisam de um facelift pra recuperar alguma atratividade.
Será que só eu acho que seria legal termos um mínimo de critérios e requisitos comuns para termos um padrão comparativo entre experiências, posições e remunerações? Não que os títulos em si sejam importantes para definir as pessoas, mas ajudaria a orientar o mercado de trabalho com menos sopa de letrinhas e um repertório comum.
Talvez seja tudo um grande plano pra deixar a gente mais confuso, trabalhando mais e ganhando menos, como sempre, mas com um título super legal.
Ou talvez os cargos pudessem vir com esse nome cool e depois com uma legenda que explicasse o trabalho na real.
Agora é sua vez:
Antes de sair, não esqueça de assinar, deixar sua curtida, comentário e de compartilhar com outras pessoas :)
Faz muita diferença!
PRA ACOMPANHAR:
Se quiser conferir minha cobertura completa do SXSW 2022, só clicar aqui.
Se você não viu, vou deixar o link fixo com a edição do Review: melhores recomendações de 2021 aqui do Marmitex.
Clique para entrar no Clube do Livro: Grupo que escolhe 1 título por mês com 1 encontro online para debate. Leituras variadas e temas diversos.
A leitura para o mês agosto é: “A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio”, de Kaká Werá Jacupé.
Release da editora: “O Brasil é a terra dos mil povos, o seio que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra? Antropólogos se debruçaram sobre essa questão e deixaram contribuições definitivas para a compreensão desse capítulo da nossa história. A maioria das nações indígenas, no entanto, permaneceu calada, sofrendo passivamente as influências da civilização do homem branco, que chegou tão perto e, no entanto, optou por manter-se distante, atirando no esquecimento toda a riqueza da tradição, do pensamento e da espiritualidade indígenas. Um novo olhar foi inaugurado às vésperas do aniversário de quinhentos anos do descobrimento do Brasil, e este livro, que nos revela o caráter absolutamente universal dessas tradições, foi um de seus precursores.”
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta feira por aqui ou no Linkedin.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor.
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)