Este é seu Marmitex #45
Paulo Emediato
Tudo bem?
Esta é a 45ª edição do MARMITEX neste formato. 65 desde janeiro de 2020.
O boca a boca é fundamental, por isso, envie suas dicas, compartilhe o conteúdo e indique para outras pessoas se cadastrarem se puder :)
(http://www.bit.ly/marmitex01)
NESTA SEMANA
O NY Times fez uma matéria longa com 7 perguntas para 75 artistas sobre o ano vivido em pandemia. Daí, outro dia, uma das newsletters que acompanho (já não me lembro qual) traduziu as tais 7 perguntas. Lá depois das dicas, listei as 7 perguntas e quero saber as suas respostas, combinado? O link da matéria original tá lá também.
A turma da DTI Digital me mandou esse artigo sobre metodologia ágil e a importância da essência humana no digital. (PT)
A integração de plataformas de streaming de música com e-commerce me parece uma sacada interessante e inédita proposta pela parceria entre Magalu e Deezer. (PT)
Ainda no clima de páscoa, eu ri com o artigo do Coronel Siqueira: “A única parte que não gosto da Bíblia são os ensinamentos de Jesus. Se Jesus era tão inteligente assim, por que ele não abriu uma startup para lucrar com os pães?” (PT)
Já pensou como seriam novas músicas de Amy Winehouse ou Nirvana? Projeto cria faixas inéditas de Nirvana, The Doors, Amy Winehouse e Jimmy Hendrix usando inteligência artificial. Entenda o projeto e ouça as faixas. (EN - a notícia tá em inglês, mas basta rolar a tela pra chegar aos links de youtube e ouvir as faixas).
Sexo a um - A pandemia escancarou — e incentivou — um fenômeno que já crescia antes do vírus: o sexo solitário. Será que estamos mais autossuficientes na cama? Gama foi atrás de respostas.
Faça o seguinte exercício: Pense aí quais os 10 melhores países em condições, direitos e oportunidades para mulheres no mundo? Agora compare sua resposta com a lista do Fórum Econômico Mundial. (EN)
2 tendências emergentes que ainda parecem distantes da nossa realidade brasileira:
Nova York lança passe digital de vacinação para entrar em shows e eventos esportivos. Parece que essa é uma tendência global pós pandemia. Várias soluções estão em discussão em outros países e pela má gestão brasileira talvez nos tornemos personas non gratas em outros países.
Falando em NY, semana passada eles foram o 14º estado americano a legalizar o uso recreativo da maconha, seguido pelo Novo México como 15º no dia seguinte. O governo espera arrecadar impostos e economizar com a descriminalização. Segundo o governador Andrew Cuomo, que inicialmente era contra a liberação, a lei “promove uma nova indústria que fará crescer a economia”. Será cobrado um imposto estadual de 9% e um municipal de 4% sobre a venda da cannabis.
O que eu tô lendo? Having and Being Had, da Eula Bliss disponível em cópias físicas, mas mais acessível por Kindle. O livro ainda não possui uma versão em português o que é uma pena, porque vale a pena! O texto é picotado em pequenos episódios cotidianos, como se fossem um sitcom que trata de questões sobre o consumo, trabalho, posse, propriedade, diretos, privilégios e por aí vai… O que mais me chamou a atenção é a forma leve, situacional e pessoal que a autora usa para problematizar todas essas questões sem julgamentos, nem pretensão de dar respostas. Dá pra imaginar cada ponto como um episódio de Seinfeld ou filme de Woody Allen.
Caso você, assim como eu, não tenha acompanhado o que aconteceu no SXSW de 2021 a Globo produziu um belo compilado em português de cobertura do festival.
Pra fechar, acredito ser fundamental assistir ao documentário Coded Bias, na Netflix. Assim como o Dilema das Redes ajudou a popularizar e dar visibilidade às discussões sobre os efeitos das redes sociais em nossas vidas, Coded Bias explica de uma forma super didática como funcionam e quais os riscos relacionados a Inteligência artificial e uso de algoritmos. Querendo ou não, o tema diz respeito a todos nós e a vantagem do documentário é justamente trazer uma linguagem menos técnica, mais acessível a qualquer pessoa. Além disso, trata-se de um documentário com protagonismo essencialmente feminino, que conta com participações de várias referências no tema.
Um abraço e até semana que vem :)
***As siglas (EN) e (PT) dizem se o conteúdo está em português ou inglês, blz?
7 PERGUNTAS PARA 75 ARTISTAS (NY TIMES)
Como combinado, aqui vão as 7 perguntas feitas a 75 artistas pelo NY Times e o link com a matéria original em inglês. Será que consigo pelo menos 75 respostas de vocês? É só copiar as perguntas no corpo de um email de resposta pra mim e mandar ver. Semana que vem eu compartilharei algumas :)
7 perguntas a 75 artistas sobre em um ano difícil.
1) Uma coisa que você criou no último ano?
2) Você teve alguma ideia ruim no último ano ano?
3) Qual momento do último ano você jamais vai esquecer?
4) A quais tipos de arte você recorreu?
5) Quais amizades te ajudaram a passar por esse período?
6) Se você soubesse que estaríamos isolados por tanto tempo, o que teria feito diferente?
7) O que você ainda quer conquistar antes de voltar à vida normal?
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS
JM Emediato, (meu irmão) indicou a terceira temporada do Panela de Impressão inicia com esse episódio pra responder “porque a gente come o que come”? E como aprendemos a comer? Porque comemos juntos ou separados? Pra essas questões conseguirem formar um episódio de podcast interessante e que valha a pena ser ouvido, só chamando as Ciências Humanas e Sociais. O conteúdo do episódio é curtinho mas muito interessante.
BACKUPS
Para acessar todas as dicas desde janeiro/20, basta clicar no banner
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn.
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Você pode contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
Paulo Emediato
Marmitex | Newsletter por Paulo Emediato
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Created with Revue by Twitter.
São Paulo, Brasil