Marmitex #15
Oi tudo bem? Esta é a 15ª edição do MARMITEX: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
NESTA SEMANA:
>> Legal descobrir que o link (muito) mais clicado da semana passada foi sobre as 5 melhores cidades pra se viver na América Latina pós-pandemia, por isso lá vai mais uma: Duas cidades mineiras entram em ranking mundial dos destinos mais 'descolados'
>> Imperdível a aula da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz no Roda Viva da última segunda.
>> Dê onde vem nossa curiosidade? Um artigo interessante de Alex Bretas sobre o Aprendizado Para Curar Nossas Feridas
>> Semana que vem, dia 15, vai rolar um papo live no Youtube com Dudu Loureiro e Thalita Barbalho sobre Customer Experience / Experiência de Clientes. Se você quiser participar, responda a este e-mail dizendo que quer participar que eu te mando o link na véspera.
>> O edital do programa MAGALU de combate à violência contra a mulher tá aberto até 23/09 com recursos até 200 mil e capacitação para pelo menos 10 organizações de portes e regiões diferentes.
>> A tradicional HSM Expo, será online e gratuita em 2020, com nomes muito interessantes, como Amy Webb e Pascal Finette.
>> Homens são os que mais se recusam a usar máscaras e seguir os protocolos de higiene. Por que será? The real reason why some men are still refusing to wear a mask
>> Uma pesquisa muito interessante sobre a relação entre marcas e pessoas diante dos casos de injustiça social nos USA. Será que nessas horas o posicionamento e as ações de marca impactam o consumo? E a atração de talentos? Brands and Racial Justice in America - Edelman Trust Barometer 2020
>> Parece que o ATARI vai voltar.
>> CBF vai pagar diárias e premiações iguais para seleções masculina e feminina.
>> 9 tendências para o futuro do trabalho segundo a Gartner. Algumas são meio óbvias e batidas, mas outras valem a pena conhecer.
>> O BCG divulgou sua lista de 50 empresas mais inovadoras do mundo e o que chamou minha atenção foram: Sony em 9º lugar (ressurgindo das cinzas) e 3M em 44º (historicamente referência em inovação).
>> Sempre achei Coldplay a banda mais sem graça da galáxia, mas a participação deles no Tiny Desk foi incrível, com direito a cover de Prince.
>> The Square, no Netflix: um documentário poderoso sobre a mobilização popular e o ativismo no Egito durante a primavera árabe.
>> To lendo "Orientalismo, o oriente como invenção do ocidente", de Edward W. Said. O livro é uma bibliografia fundamental para quem se interessa sobre o oriente, sobretudo o que conhecemos por Oriente Médio. "Neste livro de 1978, um clássico dos estudos culturais, Edward W. Said mostra que o "Oriente" não é um nome geográfico entre outros, mas uma invenção cultural e política do "Ocidente" que reúne as várias civilizações a leste da Europa sob o mesmo signo do exotismo e da inferioridade."
>> Minha trilha da semana foi o primeiro disco de Rod Stewart, An Old Raincoat Won't Ever Let You Down, de 1969, bem antes de virar ícone cafona dos tiozinhos :)
OBS: A missão continua: Indique o Marmitex aos amigxs: http://bit.ly/marmitex01
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS:
>> A Cecília Araújo mandou 2 com resenha:
1- Livro - Na quarentena eu inaugurei minhas leituras através de uma entrevista da Vivian Gornick no The New York Times, eu fiquei fascinada com a entrevista e decidi devorar tudo sobre ela rs - comprei o livro : "Afetos ferozes" e comecei a ler incansavelmente o livro é um livro de memórias (algo que eu gostaria de escrever um dia!) e fala da relação da Vivian com a mãe e as mulheres que sempre a rodearam e a formaram como a pessoa que ela é - a escrita é impecável! É de um poder e de um tamanho surreal eu acho lindo a poesia da vida cotidiana que ela relata ali com tanta personalidade - fica de indicação.
2- Série - Assisti na Amazon Prime a série Little Fires Everywhere e eu me apaixonei pela personagem da Kerry Washington ( Mia Warren) imperfeita, contraditória, misteriosa, intensa e de uma complexidade linda! Vendo ela em cena eu comecei a acolher as minhas partes não tão agradáveis e a deixá-las a mostra tb pq afinal de contas tb fazem parte de mim certo!?
Além de indicações, você também pode fazer críticas e mandar feedbacks. É só dar reply a este email.
Quero saber mais sobre você e o que tem feito sua cabeça. Conta pra mim o que tem lido, ouvido assistido e feito por aí?
Um abraço e até semana que vem :)
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn (resumido).
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Posso contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)