Marmitex #14
Oi tudo bem?
Esta é a 14ª edição do MARMITEX neste formato: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
NESTA SEMANA:
>> Um ótimo artigo do Steve Blank que retrata a realidade na maioria das empresas hoje: Por que as empresas “brincam de inovar” em vez de inovar de verdade?
>> Um teste musical muito legal sobre como a influência dessas músicas se dá a partir de outras gerações.
>> Fiquei intrigado com um artigo da WIRED sobre a influência da sedução masculina entre líderes homens e como isso influencia a tecnologia e a geopolítica. Steely Eyes, Tragic Ends: The Bromantic Theory of History
>> Parece que o Brasil finalmente encontrou a solução para a pandemia: Ligar o Foda-se
>> O Frontiers Unlocked é um evento gratuito promovido pela MIT Sloan Management Review que conta com palestrantes e empresas de destaque no que diz respeito a empreendedorismo e inovação.
>> E essa lista das 5 melhores cidades para se viver na América Latina após a pandemia? Tem surpresas interessantes ali.
>> Com toda a digitalização acelerada pela pandemia, como será que nossos dados estão sendo tratados? Essa publicação é cabeçuda, mas bem interessante - eBOOK: Os dados e o vírus
>> Já conhece o Mapa de Acolhimento? Uma rede de solidariedade que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a uma rede de psicólogas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária.
>> Há algumas semanas eu gravei um papo com o Eduardo Rigotto sobre Estratégia e OKRs. O resultado tá lá no Youtube.
>> Na sexta passada saiu a nova música do Young Lights, uma das minhas bandas autorais mais legais de BH.
>> O disco que fez minha cabeça nessa semana foi lançado em 2020 e é mais um material produzido após a morte de Gil Scott-Heron: We're New Again - A Reimagining by Makaya McCraven de Gil Scott-Heron
>> No Netflix, deixo a dica do documentário “Clive Davis: Nosso Ritmo” que conta a saga daquele que talvez seja o maior executivo musical da história. Vale a pena rever artistas e hits tão marcantes.
OBS: Obrigado pela recomendação de pessoas para seguir, mas a missão continua: Indique o Marmitex para pelo menos 1 pessoa. http://bit.ly/marmitex01
DICAS QUE RECEBI DE VOCÊS:
Nessa semana 2 pessoas brilharam nas dicas e mandaram indicações pessoais super elaboradas, por isso vou postar só uma delas e na semana que vem coloco a outra:
Do Pedro Gontijo:
Sarau Tranquilo (@tranquilobh): espaço semanal que rola todas as Terças para apresentação intimista de artistas da cena musical Belorizontina. Criado pelo Thales Silva (músico que, além do Tranquilo, toca outros projetos musicais: @minimalistamusica, A Fase Rosa e Juventude Bronzeada) já rolava antes da pandemia e foi adaptado ao formato das lives tornando-se, palco pra exposição de artistas locais, um movimento de apoio (financeiro inclusive) e resistência tão necessários pra arte e artistas nesse momento nada tranquilo. As apresentações rolam ao vivo no YouTube Tranquilo BH: https://www.youtube.com/channel/UCFabc7apLHcjJaIBXCdngfA
Movimento Percussão Circular (@percussaocircular): movimento musical e cultural construído pelo Chris (mais conhecido como Di Souza: @disouza.cambio). Músico, percussionista, multi instrumentista e educador social, mais conhecido pela regência e fundação de blocos de carnaval em BH (Então Brilha!, pra ficar no exemplo mais famoso) o Chris desenvolve dentro da Percussão Circular (também confundia com uma escola de música) um metodologia de estudo coletivo da percussão, baseada na Pedagogia do Afeto com impacto incrível em todo tipo de gente e com os mais heterogêneos conhecimentos musicais prévios. Exemplos disso são o Circuladô (@blococirculado): bloco de carnaval cênico construído dentro das aulas de percussão e que fez seu 2º cortejo nesse 2020; e o Tum Pá (@espetaculotumpa): espetáculos anuais produzidos pelo Movimento, onde os alunos apresentam um espetáculo cênico e musical de altíssimo nível utilizando as bases rítmicas aprendidas nos encontros.Tem um pouco do que é produzido no canal de YouTube deles: https://www.youtube.com/c/Percuss%C3%A3oCircular/videos
Além de indicações, você também pode fazer críticas e mandar feedbacks. É só dar reply a este email.
Quero saber mais sobre você e o que tem feito sua cabeça. Conta pra mim o que tem lido, ouvido assistido e feito por aí?
Um abraço e até semana que vem :)
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn (resumido).
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Posso contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)