Marmitex #11
Oi tudo bem?
Esta é a 11ª edição do MARMITEX neste formato: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
COMO FUNCIONA O MARMITEX?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn (resumido).
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Posso contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento ou clique em unsubscribe aí no fim do email. Sem ressentimentos, ok? :)
NESTA SEMANA:
>> Você também adora quando descobre um filme incrível por acaso? Fui totalmente tomado pela potência do documentário “Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom” que me fez rir, chorar, ficar muito puto e desejar que brasileiros tivessem o mesmo tipo de mobilização e ativismo.
>> Mariana Mazzucato é considerada uma das economistas mais influentes dos últimos anos. E existe algo que ela quer ajudar a consertar: a economia global. De fato, Mazzucato considera que a crise desencadeada pela pandemia de covid-19 é uma oportunidade de "fazer um capitalismo diferente". Veja a matéria na íntegra.
>> Muito legal ouvir o podcast gravado com Gabriel Saud, ex-gestor de inovação na Embraco, hoje CEO na Vem de Bolo. Gabriel teve a oportunidade de trabalhar em projetos longos com a IDEO (maior referência em design e inovação no mundo) na África e na Índia. Ele acredita que os fundamentos do design são essenciais para os executivos hoje e no futuro.
>> Falando em design e inovação: The Global Design Thinking Alliance (GDTA) and the Hasso Plattner Institute (HPI) invite you our online conference “Responsible Innovation in Times of Uncertainty”, which will take place on August 13th, 2020, from 9:00 am to 8:00 pm (CEST).
>> Se tem uma coisa que tá espalhando mais do que o corona são as teorias da conspiração. Esta matéria revela alguns dos efeitos dessas teorias + fakenews no mundo real. Is the explosion of COVID-19 conspiracies changing people’s real-world behavior?
>> Soft ou Hard Skills? O pessoal da TEYA lançou a publicação CORE SKILLS, com a introdução disponível gratuitamente online: Core skills são as habilidades que precisamos cultivar para atingir os resultados que indivíduos, organizações e o mundo necessitam. Elas são os pilares para o desenvolvimento tanto de hard skills quanto de soft skills. O projeto envolve pessoas super experientes em educação e aprendizagem como Alex Bretas, Tonia Casarin, Conrado Schlochauer e Alexandre Santille.
>> Um grupo montou um manual de Libras para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. Esse tipo de manual não existia antes e vai ajudar um monte de professores e alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral. 100% gratuito para download. Se puder, divulgue :)
>> Já deu uma olhada na lista de pessoas mais criativas de 2020? Acompanho a lista faz tempo e fico muito feliz em vê-la cada vez mais diversa e relevante. A lista já foi uma grande compilação de homens brancos que só fizeram os ricos ficarem mais ricos. Aos poucos, muitos negócios e mentes já mudaram e os sinais são notáveis. Most Creative People in Business 2020 da FastCompany
>> Uma série nova divertida e interessante é "A era dos dados" ou Connected (em inglês) no Netflix. Sim, fala-se sobre dados e ciência, mas com um olhar bastante humano que busca ligações curiosas e improváveis ao nosso redor. Ah! Mais um detalhe, se você já usou ou conhece alguém que usa o Tinder ou qualquer app de relacionamento, veja o primeiro episódio.
>> Terminei de ler "A civilização do espetáculo: Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura" por Mario Vargas Llosa - e poucas vezes vivi uma relação tão conflituosa com um autor. Vargas Llosa articula de forma poderosa uma análise da nossa cultura atual e em vários momentos seus argumentos são brilhantes. O problema é que ao mesmo tempo ele também é pedante, eurocentrista (o que é curioso, pois ele é peruano) enaltecendo a necessidade da "alta cultura" de forma politicamente enviesada, pra dizer o mínimo. Enfim, me comprometi a terminar, pois mesmo discordando de muita coisa, há aspectos que podem e merecem ser conhecidos. Em segundo lugar, se a gente só lê o que a gente concorda, limitamos muito a percepção, não acha?
>> Comentei há algumas semanas que finalmente encarei o Sapien, do Yuval Harari. É legal, mas se eu tiver que recomendar apenas um de seus livros, fique com Homo Deus - o melhor, disparado!
>> Meu irmão me chamou pra montar uma playlist com hits de Rap e RnB dos anos 90 e início de 2000. Fui DJ entre 1997 a 2008 e foi muito legal matar as saudades e garimpar cases antigos pra lembrar de tudo que tá na lista. Tem coisas super pop e outras bem underground. Já são 8 horas de música e ainda falta bastante coisa, mas vou completando com o tempo.
>> Em Israel, descobri essa versão árabe de Sweet Child Of Mine - Avihu Pinchasov Rhythm Club - a banda é ótima e bem popular por lá. Vale pela curiosidade :)