Marmitex #10
Oi tudo bem?
Esta é a 10ª edição do MARMITEX neste formato. Ao todo já são 30 semanas: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
Uai, mudou o layout? Sim, com base em um feedback, as instruções foram lá pro fim. Se é sua 1ª vez por aqui, fica comigo até o fim do email, ok?
Nesta edição to mandando o backup, vou mandar de 10 em 10 edições, com todas as dicas.
NESTA SEMANA:
>> Em 1º lugar: você precisa ouvir a Aza Njeri! Que mulher sensacional e que discussão necessária! Descolonização do amor - com Aza Njeri Pra saber mais sobre a ela, veja seu canal.
Tive contato com através do Instituto Amuta, que realizou o Festival Amor Em Pauta na semana passada (calma, eu já sei que vc, pragmático, já ficou com uma preguicinha, mas supere.) As discussões foram muito ricas e estão disponíveis no canal do youtube
>> No Brasil estamos bastante atrasados na discussão sobre negócios canábicos. Temos entraves culturais e muito preconceito pra falar sobre o tema. Entre 5 e 6 de agosto, vai rolar um congresso que vale a pena acompanhar pra conhecer a palavra de quem entende do assunto. Inscreva-se gratuitamente: Congresso Digital de Cannabis Medicinal: O CNABIS é um evento de caráter técnico-científico online destinado aos acadêmicos e profissionais que têm interesse na terapêutica canábica.
>> O quanto você sabe sobre Donald Trump? A presidência dos US é uma estratégia de marketing para os negócios de Trump ou seus negócios são uma estratégia para chegar a presidência? Assista ao 1º episódio da série "Na rota do dinheiro sujo", do Netflix. Se quiser continuar, veja também o episódio sobre Jared Kushner, genro queridinho de Trump e conselheiro do governo americano.
>> Desde o início da pandemia a DTG resolveu abrir um espaço de escuta e acolhimento. Fizeram uma pesquisa no fim de março e 4 meses depois uma nova rodada com a pergunta: Passados 4 meses de pandemia, o que mudou? O report está disponível para download aqui.
>> "O que vejo em humanos confinados é parecido a papagaios enjaulados arrancando as próprias penas", diz cientista em matéria para a BBC.
>> A discussão sobre lideranças tóxicas vem ganhando cada vez mais espaço. Isso nos leva a reflexão sobre um novo paradigma sobre sucesso e reconhecimento. Já compartilhei aqui um paper de Stanford que analisou os danos causados por lideranças narcísicas e nessa semana vão mais duas referências sobre o tema:
Ellen DeGeneres, uma das apresentadoras mais populares dos US, está sofrendo uma onda de ataques a partir de denúncias da própria equipe.
O estereótipo da liderança e do sucesso corporativo muitas vezes desperta a pergunta "Você subirá mais rápido na empresa se for um babaca?" Além da matéria, foi feito um livro e um filme sobre "Assholes: A Theory"
>> Digital Product Week - 10 de agosto - Mais de 30 horas de conteúdo ao vivo e gratuito, com experts do mercado digital, ferramentas práticas e acesso à plataforma de aprendizagem da TERA.
>> Evitei a onda das lives e encontros online durante a pandemia, mas nessa semana fui convidado para dois bate-papos:
O primeiro acontece hoje, 5/08, sobre inovação centrada nas pessoas, com o pessoal da UNA. Vai ser aberto e se vc quiser participar é só se cadastrar em https://www.una.br/carreiraefuturo/
O segundo vai ser na quinta (6/08), as 19:00 e será um papo com o Eduardo Rigotto sobre estratégia e OKRs. Também vai ser aberto e pra participar é só acompanhar aqui https://zoom.us/j/97793200917
>> Uma recomendação de música africana. A coletânea EGOLI do coletivo Africa Express saiu em 2019 e traz uma boa seleção pop local com diversos estilos. Não curtiu uma faixa? Passa pra próxima, pois são bem diferentes entre si.
>> Essa demo acústica que o Prince gravou do clássico "I Feel For You" foi liberada em 2019 e nessa semana o spotify trouxe pra mim de surpresa :) Irresistível! Adoro a original da Chaka Khan, mas Prince é Prince.
>> Mais um som local de BH vindo de um cara muito gente boa e super talentoso. Gentil Nascimento é e já foi baterista de várias bandas mineiras, além de integrar um duo Julie & Gent. Agora, saiu seu single solo. Gentil - Livre de Culpa