Marmitex #09 - Sim, to mandando de novo. Me perdoa?
Oi tudo bem? Se você estiver recebendo este email pela segunda vez, me desculpe.
Testei outra plataforma, mas fiz algo errado e deu pau no 1º envio, com links quebrados e recusa de alguns emails da base de assinantes. Por isso, foi mal mas to mandando novamente. Espero que isso não prejudique nossa experiência :)
Esta é a 9ª edição do MARMITEX: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
COMO FUNCIONA?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn (resumido).
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Posso contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento. Sem ressentimentos, ok? :)
NESTA SEMANA:
>> Vou tirar os backups de todas as edições. Vou enviar resumão de tempos em tempos, pra lista não ficar grande demais, combinado?
>> A discussão super relevante da semana = Renda Básica Universal: O que antes já foi visto como uma ideia lunática, ganhou muita força com os impactos da pandemia e o aumento da automação no trabalho. Sem dúvidas vale a pena conhecer melhor a pauta:
Fast Company: Is the pandemic finally the moment for a universal basic income?
Folha: Debate sobre renda básica deixa de ser utopia e mobiliza economistas
Debate do Instituto FHC: Renda Básica Universal - Chegou a hora desta ideia?
Nações Unidas: ONU defende renda básica universal para combater desigualdade crescente
El Pais: Renda básica universal: a última fronteira do Estado de bem-estar social
>> O TikTok também tá super quente nas discussões atuais e você ainda não sabe exatamente o que é? Vale ouvir esse podcast = TikTok: na mão dos jovens e na mira dos EUA
>> Escrevi um artigo onde compartilho alguns apredizados que a experiência do Marmitex me trouxe. De alguma forma, você faz parte disso :) Aprendizados sobre conteúdo, curadoria, relações e comportamento do consumidor numa experiência sem grandes pretensões
>> Semanas atrás eu indiquei o artigo do Dudu Loureiro, sócio da DTG, sobre a África como referência em processos criativos. Agora a turma da Future Law o convidou pra gravar um podcast sobre o tema. Future Law Cast #9 - Cocriação é África
>> Na última quarta (22), perdemos um cara muito especial. Eduardo Shimahara, o Shima, foi um dos fundadores do Grupo Ânima e viva há alguns anos na África do Sul. Seu trabalho sempre foi conectado à pesquisa educacional de forma inovadora. Pra saber mais sobre seu trabalho deixo um texto publicado pela HSM.
>> Duas séries fizeram minha cabeça na última semana:
Love, Death & Robots: 18 episódios curtos em animação (porém bem adulto) tem uma pegada Black Mirror pra falar sobre futuro, tecnologia e pessoas, de forma mais leve e menos distópica. A qualidade e os estilos de animação são bem impressionantes.
Patriot Act com Hasan Minhaj: Sabe quando você assiste algo tão legal que gostaria que fosse seu? A série é uma mistura de stand-up comedy com noticiário, mas eu fiquei bem impressionado com a qualidade da pesquisa jornalística de cada episódio e com a coragem política de bater em vários players poderosos. To viciado!
>> Uma curiosidade: Você já reparou que as músicas de hoje em dia, sobretudo da máquina pop de hits, são cada vez mais curtas? Vale a pena conferir, mas você sabe por quê?
Bom, como as plataformas de streaming são os principais canais de distribuição e pagam pelo volume de execuções de cada faixa, a indústria acaba produzindo faixas mais curtas, para serem executadas mais vezes e faturarem mais. Curioso né?
>> Sempre vale a pena conferir uma performance ao vivo do D'Angelo & The Vanguards, um dos favoritos da casa e essencial pra quem curte black-jazzy music.
>> Confira o álbum novo do Caribou, banda eletrônica que já foi destaque em vários festivais e eu gosto bastante, mesmo com umas paradas experimentais meio estranhas.
>> O que eu tô lendo?
Falar dos livros do Yuval Harari já tá super batido mas comecei a ler suas publicações em ordem inversa, primeiro o HomoDeus, depois o 21 Lições e só agora o Sapiens. O que mais me chamou a atenção é a fluidez do texto. Não é atoa que virou best-seller. O conteúdo é ótimo, mas a experiência da leitura é muito favorável, tanto na forma como na linguagem e construção dos argumentos.
Também do lendo o "Textos contraculturais, crônicas anacrônicas e outras viagens" do Eduardo Bueno, essencial pra quem curte a geração beat dos anos 50, Jack Kerouac e afins.