Marmitex #07
Oi tudo bem?
Esta é a 7ª edição do MARMITEX: uma listinha semanal de conteúdos pra alimentar a cabeça (e a alma), degustar, compartilhar e colaborar quando quiser.
COMO FUNCIONA?
Toda quarta aqui (mais completo) e no LinkedIn (resumido).
Sobre o que vou falar? Não tem tema. Quanto mais multi-trans-interdisciplinar melhor!
Tem que pagar? Não, é gratuito, sem compromisso, vínculo com empresas, nem interesse comercial e seu email não será utilizado para outros fins.
Posso contribuir com dicas? Sim, sempre muito bem vindas! Viu algo e quer compartilhar comigo? É só responder pelo email.
Pode compartilhar com outras pessoas? Sim, claro. Se conhece alguém que pode se interessar, fique a vontade para encaminhar o link: http://bit.ly/marmitex01
Encheu o saco e quer descadastrar? Retorne a este email pedindo descadastramento. Sem ressentimentos, ok? :)
NESTA SEMANA:
>> A crise decorrente da pandemia claramente gera impactos profundos nos negócios. Alguns deles já estão de reinventando. Sobre essa mudança de rota, a chamada pivotada, saiu esse site muito bom, com exemplos inspiradores: MAKE SHIFT, BOLD PIVOTS
>> Ontem começou o Expert XP e provavelmente você já deve ter visto algo na mídia. Independente de eu achar a empresa e seus líderes um tanto questionáveis (símbolos dos faria-limers), o line-up (predominantemente de homens brancos) traz nomes interessantes e outros duvidosos. De qualquer forma a inscrição é gratuita e o evento é todo online. Quero ver o Nassim Taleb e o Magic Johnson.
>> Já reparou como existem poucos negros em nossos bancos de imagem para comunicação? Este é o Nappy, um banco de imagens maravilhoso com apenas negros e 100% de graça.
>> "Está na hora de aprender sobre cocriação com a África". Artigo muito interessante sobre processo criativo e uma nova forma de compreender os negócios, com Dudu Loureiro
>> Sabe o que é Sharenting? Será que estamos fazendo mal ao postar tantas fotos de crianças nas redes sociais? Achei a discussão extremamente necessária.
>> Quem acompanha essa lista sabe que eu raramente faço qualquer tipo de jabá, mas se me permitem, nas últimas semanas fechamos uma parceria com o Cubo, referência em inovação e empreendedorismo, para fazer uma turma on-line de Design Thinking Fundamentals
>> No Netflix, adorei o documentário Salvando o Capitalismo onde o professor e ex secretário de Clinton, Robert Reich, traz reflexões super relevantes sobre o sistema econômico global e como ele poderia ser diferente.
>> A série que mais me fisgou na quarentena até agora foi American Gods, na Amazon Prime sobre o embate entre os deuses antigos de diversas mitologias e novos deuses (mídia, tecnologia, etc).
>> Como o Dudu falou em música africana, coincidentemente meu irmão me mandou esse álbum Branko Presents: Enchufada Na Zona e eu simplesmente ouvi todos os discos do cara exaustivamente na última semana. É muito bom! Toda a sonoridade que vi muito presente na África do Sul, semelhante ao funk carioca, mas com elementos bastante típicos.
"Produtor, compositor, DJ, visionário, João Barbosa (Branko) é o nome ligado a Enchufada (label criada por ele) e Buraka Som Sistema (fundador) entre outros projetos. Em 2019 saiu o disco "Nosso" que conta com a participação de Dino D'Santiago, Mallu Magalhães e Pierre Kwenders."
>> Pra acabar, um mineirinho gente boa e talentoso pra caramba lançou música nova com cara de hit do verão. JP Cardoso, que em 2016 gravou Submarine Dreams - álbum incrível de indie autoral cantado em inglês, tá experimentando novas sonoridades. Desta vez, cantando em português, a malemolência de Chorei Dendê, foi certamente influenciada por sua pesquisa sobre a música regional brasileira durante viagens ao norte do Brasil.